Parque Chapecó@ mapeia ecossistema de inovação e empreendedorismo no Oeste

Inovação

Texto Ana Vertuoso*

O Observatório do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ está realizando uma ação importante para o crescimento regional. Desde o dia 10 de julho, um grupo de pesquisadores mapeia o ecossistema de inovação e empreendedorismo do Oeste de Santa Catarina. A pesquisa é pioneira na região e é realizada por cinco estudantes de diferentes cursos da Unochapecó.

Brener Luza, acadêmico de Engenharia Mecânica, Bianca Garcia Pit e Henrique Grosbelli, de Administração, Evandro Crispin da Rosa, de Engenharia Elétrica, e Julia de Brito Petite Amaral, do curso de Design, são os responsáveis pela pesquisa, com a coordenação dos professores Rodrigo Barichello e Caroline Dallacorte.

"Quando estiver pronto, o mapeamento servirá como um instrumento para identificar todos os atores presentes no ecossistema, gerando, assim, conexão e colaboração entre os envolvidos e maximizando as potencialidades da região", explica o professor e diretor da Agência de Gestão da Inovação, Rodrigo Barichello.

O professor salienta também a importância do Observatório. "É um ambiente que tem o intuito de oferecer informações de qualidade para estudantes, professores, empresas, poder público e comunidade em geral, visando auxiliar no processo de pesquisa e inovação para o crescimento econômico, social e cultural dos municípios".

A coleta de dados segue até o dia 10 de agosto. Posteriormente, os resultados da pesquisa serão divulgados por meio de um e-book, que será distribuído gratuitamente e estará disponível no site do Observatório. Destaca-se ainda que o mapeamento será atualizado semestralmente.

Além do Parque Científico, este projeto conta com a parceria da Unochapecó, Prefeitura Municipal de Chapecó, Associação Comercial Industrial de Chapecó (ACIC), Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

Observatorio do parque cientifico e tecnologico chapeco@
Mapeamento
Engenharia mecanica