Participação dos egressos fortalece o vínculo com a Universidade

A programação da Jornada de Estudos Ambientais e Novas Tecnologias da ACEA traz, entre as suas 127 atividades, 11 conduzidas por egressos dos 14 cursos envolvidos no evento. Segundo a organizadora da Jornada, Neila Rupolo, o objetivo dessas ações é estreitar o vínculo entre os profissionais com a universidade. "É importante estabelecer esse vínculo com os egressos porque isso incentiva os acadêmicos a continuarem sua jornada, e a trazerem novidades do mercado de trabalho. Sem contar que eles têm uma linguagem de aproximação com os estudantes, diferente da que nós, professores, temos, ressalta.

ump

Para o egresso, doutor em Física, Fabrício Luiz Faita, a manutenção das relações com a universidade e a permanente atualização dos conhecimentos, contribuem para aproximar academia e mercado de trabalho. "Esses momentos oportunizados por semanas acadêmicas, palestras e demais atividades acadêmico-científicas são de extrema importância para atuais alunos e egressos, pois agregam conhecimento, ajudam na formação e qualificação de cidadãos mais esclarecidos e mais qualificados para o mercado de trabalho", afirma.

Atividades dos egressos

Curso de Agronomia - O auditório do bloco G será utilizado no dia 10 de maio, das 08h às 17h:30,  pelo egresso do curso de Agronomia,  Everson Galina. Ele está responsável pela palestra sobre o Manejo da Resistência a Herbicidas por Infestantes (MRI).

Curso de Física - Entre atividades dos egressos do curso de Física, duas palestras estão previstas para o dia 14, no auditório R101. A primeira, "Física de partículas elementares", começa às 08h, com o egresso mestre em Física, Rodrigo Konrath. A segunda, sobre Nanotecnologia, com o doutor em Física, Fabrício Luiz Faita, inicia às 13h:30.

Curso de Engenharia Civil - Os estudantes do curso de Engenharia Civil podem participar de seis atividades guiadas por egressos. Entre elas, o curso de Eberick, com o egresso mestrando em Engenharia Civil, Evandro Paulo Folletto, no dia 10, das 08 às 17h:30, no Laboratório de informática F.A. Ainda no dia 10, acontece a palestra "Túneis para uma vida melhor",  no plenário do bloco G, com o egresso, Elói Palma Filho. No dia 11, a palestra "Pré-fabricados e silos de concreto", com os profissionais Mauro Simão Thiesen  e Gustavo Battisti Bugnotto, gerente e engenheiro civil do grupo Ceraçá, será realizada no auditório 03 do R3, às 13h:30. No dia 12, duas palestras estão previstas, "Soluções em tratamento e reuso de esgotos e efluentes, energia fotovoltaica e iluminação natural (Novas tecnologias)" com o egresso, Rafael Celuppi, Diretor Técnico e Comercial da Fibratec Engenharia, às 13h:30, no auditório do R01; e "Fundações - Hélice contínua monitorada (Procedimentos de execução e apresentação de cases )", com o egresso Luiz Henrique Rambo,  Coordenador de Obras PR na Geotesc Fundações Ltda, às 13h:30, no ateliê M3.

Curso de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos - O mini curso de HP 50G, com o egresso Cesar Augusto Seidler, professor da Unochapecó começa às 13h:30 do dia 13, no auditório R01. Também no dia 13, os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos promovem uma mesa redonda com a participação de egressos para discutir o mercado de trabalho nas áreas. O encontro está marcado para às 13:30 e a mesa será composta pelos profissionais Eliseo Antonio Lippert - Graduado em Engenharia Química, Rafael Celuppi - Mestre em Ciências Ambientais, Caroline Dallacorte e Rosana da Silva - graduadas em Engenharia de Alimentos.

Curso de Matemática - A prática a ser conduzida pelo egresso do curso de Matemática, Derlei Alex Florianovitz, é o minicurso "O Jogo de Xadrez e o Ensino da Matemática". Essa atividade será realizada no dia 10 de maio, às 19h, na sala Sala R101.

Jornada acea
Jornada