Webmail
Menu Busca

Pensar a Universidade para os próximos cinco anos

Educação

Texto Tuanny de Paula*

Pensar a Unochapecó como um espaço de inovação e possibilidades. Essa é uma construção que acontece através do olhar dos estudantes, professores e técnicos. Para que o conhecimento continue crescendo, a Diretoria de Planejamento e Controle (DPC) realiza a cada cinco anos uma pesquisa com a comunidade acadêmica. Esse estudo, chamado de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), tem como objetivo preservar a missão e a visão da Universidade, de forma a planejar metas e traçar novos caminhos.

Nesta segunda-feira (04/06), aconteceu mais uma das etapas do Plano: um workshop de planejamento estratégico. O evento reuniu a reitoria, os diretores administrativos e acadêmicos e os coordenadores de cursos e setores da Universidade. O objetivo era identificar pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades e estabelecer uma visão do futuro. Além disso, entender algumas preocupações e percepções dos convidados para a construção dos próximos cinco anos da Instituição.

Segundo a analista de planejamento da DPC, Edivane Terribille, a Universidade é um espaço plural, formado por docentes, alunos e técnicos administrativos, o que influencia e modifica o ambiente universitário ao qual estão inseridos. "É necessário ouvir e entender todos esses atores de modo que o PDI seja um documento representativo para a comunidade acadêmica e que estes se enxerguem nele como construtores e executores das ações", comenta. 

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, explica o PDI como um documento que aponta as questões estruturantes fundamentais para os processos de ensino futuro, assim como os rumos a serem tomados para cada área. "São três linhas a serem pensadas pelo plano, como o processo de qualidade da educação, a sustentabilidade e os novos modelos de construção deste espaço".

 

Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) tem como objetivo preservar a missão e visão da Universidade. A ampliação e manutenção da infraestrutura, assim como a adequação e atualização do ensino, pesquisa e extensão também são alguns dos compromissos debatidos pela proposta. Edivane explica que esse plano é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior, no que se refere a sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e pretende desenvolver.

Participam da elaboração do documento a comunidade acadêmica (docentes, alunos, técnicos administrativos e gestores) e a comunidade externa, uma vez que a atuação da Unochapecó ultrapassa os limites institucionais e modifica a realidade da região em que está inserida.

Para oportunizar a participação de todos, ainda será disponibilizado um formulário de pesquisa a todos os docentes, técnicos administrativos e alunos. Serão realizadas entrevistas e debates com grupos específicos para aprofundar discussões sobre temas importantes identificados, elencados pela comunidade acadêmica. A comunidade externa também será ouvida através de grupo focal em encontros previamente agendados.

 

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Proximos anos
Plano estrategico

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus