Minha Uno
Menu Busca

Pesquisa aponta os impactos das plantações de eucalipto

Meio Ambiente

Texto Vanessa Marquezzan*

 

Com certeza você já deve ter utilizado ou visto alguma coisa produzida a partir da madeira de eucalipto, seja papel, móvel, cosmético, entre outros. Essa espécie de árvore é nativa da Austrália, mas se adaptou muito bem ao clima brasileiro. Hoje o Brasil possui aproximadamente 5,56 milhões de hectares plantados, o equivalente a 1% do território nacional. Mas infelizmente essas plantas trazem alguns malefícios para a natureza, como mostra uma pesquisa realizada com a colaboração do professor do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unochapecó, Renan Rezende.

O trabalho, intitulado 'A Global Assessment of the Effects of Eucalyptus Plantations on Stream Ecosystem Functioning', é a primeira produção no mundo em que é avaliado o impacto ambiental das plantações de eucalipto nos riachos em larga escala. O estudo apontou que a largura total do canal foi significativamente menor onde foi plantado o eucalipto do que nos riachos com plantas nativas. O professor comenta que os resultados alertam sobre o impacto ambiental decorrente do aumento das áreas de plantação mundiais de silvicultura, ou seja, de reflorestamento. "No Brasil, os legisladores cogitaram recentemente a possibilidade de utilizar áreas de silvicultura na compensação ambiental, aproximando sua importância a áreas de floresta nativa. Os resultados deste estudo indicaram que áreas de silvicultura poderiam ser prejudiciais ao funcionamento ecossistêmicos de rios e riachos, colocando em risco a segurança hídrica da região", explica o professor.

O estudo aponta ainda que as plantações de eucaliptos nas margens de rios e riachos afetam a qualidade da água para abastecimento e lazer humano, consumo animal, irrigação de cultura agrícolas e pesca. "A preservação da vegetação nativa é a principal forma de tentar solucionar o problema", acrescenta. Os impactos da plantação de eucalipto são sentidos também na região Oeste de Santa Catarina, que é forte economicamente na agricultura e pecuária. "Uma vez que as silviculturas podem prejudicar os serviços ecossistêmicos pelos rios, as paisagens com domínio de plantações de eucaliptos podem diminuir a produtividade, encarecer custos e comprometer a qualidade dos produtos da agricultura e pecuária regional, afetando economicamente o Oeste catarinense", analisa o professor.

A pesquisa foi publicada na revista científica internacional "Ecosystems". Além disso, os resultados foram replicados por mais de 15 revistas e jornais dedicados ao público em geral na Europa e outras partes do mundo. O estudo foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores de diferentes instituições da Europa, Oceania, América do Sul e África, liderada pela doutora Verónica Ferreira, durante os anos de 2014 e 2015.


*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
COMPARTILHE
TAGS
Resultados
Pesquisa internacional
Eucalipto

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image