Minha Uno
Menu Busca

Pesquisa da Unochapecó concorre a prêmio em congresso da USP

Meio Ambiente

Texto Ícaro Colella*

 

No mundo todo, com o desenvolvimento econômico, as empresas têm sido cada vez mais cobradas por ações e posturas estratégicas relacionadas com as questões sociais e ambientais. À medida em que esses empreendimentos expandem seus negócios internacionalmente, se faz necessário assumir responsabilidades que vão além das questões econômicas. Isso porque o poder público e outras instituições sociais exigem dos empreendimentos, ações conscientes para que seja construído um futuro ecológico, limpo e justo para as próximas gerações. Ao analisar o cenário mundial, inserido neste ambiente, a pesquisa de dissertação aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó foi submetida no 'XX USP International Conference in Accounting', e concorre ao prêmio de melhor artigo na sessão temática 'Relato Integrado', disputando com mais cinco trabalhos. 

A coleta para produção da dissertação, intitulada 'Competitividade do ambiente e o desempenho em responsabilidade social corporativa', foi realizada durante o mês de setembro de 2018 e analisou dados de uma amostra composta por 4.598 empresas localizadas em 41 países, com dados relativos ao ano de 2017. Foram considerados fatores como estabilidade macroeconômica, mercado de trabalho, sistema financeiro e a capacidade de inovação do país. A pesquisa foi realizada pela mestra Sirlene Koprowski, com orientação do professor Sady Mazzioni e coorientação do professor Cristian Bau Dal Magro. Além disso, contou ainda com a participação da professora Silvana Dalmutt Kruger. 

Para o professor Sady Mazzioni, a indicação ao prêmio em um dos mais conceituados e concorridos congressos do país, sinaliza que a preocupação com a qualidade da pesquisa, por parte da Universidade, além da seriedade dos processos, estão produzindo bons resultados.

"O compromisso institucional e a dedicação do corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração contribuem para que os resultados das investigações científicas sejam reconhecidos pela comunidade acadêmica".

O congresso, promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), é denominado como o principal espaço para o debate das áreas de Controladoria e Contabilidade no Brasil. O evento possui caráter de importante internacionalização com a participação de palestrantes, convidados e congressistas de diversos países. Devido a pandemia, ocorre de 29 a 31 de julho, de forma online. 

 

*Estagiário sob supervisão de Jessica De Marco

COMPARTILHE
TAGS
Usp
Unochapeco
Social
pesquisa
desenvolvimento
congresso

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image