Pibid Diversidade participa de Feira Interdisciplinar

Os integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade (Pibid Diversidade) da Unochapecó, juntamente com acadêmicos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, participaram uma Feira Interdisciplinar na Escola Vankre, localizada no interior da Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu. Durante o evento, que aconteceu no dia 29 de setembro, os acadêmicos da área de Matemática e Ciências da Natureza que fazem parte do programa do Pibid apresentaram os resultados das ações pedagógicas sobre drogas e dengue realizadas com os alunos da instituição de ensino.

Foram realizadas exposições dos materiais produzidos e fixados cartazes apresentando dados sobre os temas tratados dentro da escola. Também foi proporcionado aos alunos a observação do desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, através dos microscópios do Laboratório de Zoologia da Unochapecó.

A área de Pedagogia do Pibid também participou do encontro com exposição das atividades realizadas duas vezes por semana nas turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da escola. Os acadêmicos acompanharam as práticas pedagógicas de sala de aula e contribuíram com os professores e crianças no processo de ensino e aprendizagem. No dia feira, eles também realizaram pinturas de rosto e acompanharam os professores na exposição dos materiais produzidos pelas crianças.

pibidSegundo a coordenadora institucional do Pibid Diversidade, professora Sandra Mara Sabedot Bordin, espera-se, através do programa, contribuir no sentido de qualificar a formação os professores que vão atuar nas escolas, comprometendo-os ainda mais com a investigação, registro e valorização dos bens culturais e ambientais de suas comunidades.

"A proposta também lança o desafio de implementar propostas que possibilitem a articulação entre os saberes do ensino básico e também superior, podendo contribuir no processo de formação dos professores indígenas, instrumentalizando-os para a execução de metodologias interdisciplinares que possibilita o diálogo entre as diferentes áreas.

Pibid diversidade
Escola vankre