Pibid Educação Física realiza projeto que incentiva o uso de bicicleta

Esporte

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a bicicleta é considerada o meio de transporte mais sustentável do planeta. Com a intenção de mostrar para crianças e adolescentes a importância em utilizar esse meio de transporte, o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Educação Física da Unochapecó, tem levado às escolas o projeto 'Pedala Consciente'.

De acordo com a coordenadora do Pibid Educação Física, professora Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues, o objetivo é levar informações sobre o uso seguro da bicicleta como alternativa para a mobilidade urbana, assim como conhecimentos sobre o ciclismo, esporte já consolidado na cidade de Chapecó.

Pensando nisso, em parceria com a equipe de ciclismo e com o apoio de empresas de Chapecó, estudantes bolsistas do Pibid abordam nas escolas temas como características do esporte e suas modalidades, aspectos ergonômicos do uso da bicicleta e seus equipamentos e, principalmente, normas de segurança para a locomoção com bicicleta.

Para o estudante Ronaldo Martins, atleta da equipe de ciclismo de Chapecó e bolsista do Pibid, o programa é uma ligação da Universidade com as escolas e proporciona para os acadêmicos a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido na teoria. "Pensando no aumento de veículos na cidade de Chapecó e também usando a experiência de ciclista profissional e o amor pela bicicleta, junto aos colegas e coordenadora do Pibid, foi pensando em oficinas de ciclismo. Levamos de maneira pedagógica formas de locomoção pela cidade sem agredir o meio ambiente e também educando para a segurança no trânsito", explica.

Durante as oficinas, crianças e adolescentes puderam conhecer e experimentar diferentes modelos de bicicletas, e assim colocar em prática as normas de segurança abordadas pelos pibidianos. A experiência, além de permitir novos conhecimentos aos alunos, possibilita que os estudantes bolsistas aprimorem seus conhecimentos, necessários para o exercício da futura profissão de professores.

Universidade
Pibid