Plano de Cargos e Salários busca valorizar e desenvolver pessoas

Profissão

O Plano de Cargos, Salários e Carreira dos técnicos-administrativos passou por atualizações, que começaram a ser implementadas em março. O documento estabelece normas, regras, políticas de remuneração e de carreira que regem a atuação dos Técnicos Administrativos na Fundeste. As alterações passaram pela avaliação do Conselho Universitário (Consun) e pelo Conselho Superior da Fundeste (Consup) e aprovadas por unanimidade.

Os Conselhos são compostos por professores, acadêmicos indicados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e técnicos-administrativos da Instituição. As mudanças tiveram como objetivo atualizar o Plano já existente, que foi implementado em 2003.

De acordo com a Diretora de Desenvolvimento Humano, Aline Ana Denchinski, o Plano antigo teve seu lado positivo e foi muito útil desde a implantação. “No entanto, a Instituição sentiu a necessidade de evoluir em alguns aspectos, para acompanhar as mudanças do mercado e valorizar cada vez mais os talentos da universidade”, comenta.

As discussões a respeito das mudanças do Plano iniciaram em 2012, com a contratação de uma consultoria externa e com a nomeação de um grupo de trabalho interno. Após a apresentação da proposta pela consultoria, a Gestão entendeu ser necessário a apresentação e discussão das mudanças com os técnicos-administrativos, pois a proposta não contemplava a necessidade e a realidade da Instituição.

A Gestão, junto com a Diretoria de Desenvolvimento Humano, assumiu a condução do processo, com o objetivo de aprofundar ainda mais as discussões, realizar a revisão de todas as descrições de cargos e avaliar as mudanças sugeridas. Foram realizadas reuniões com técnicos e gestores, além de diálogos com o Sindicato da categoria. “A discussão foi bem intensa e envolveu todos os setores da Universidade. O objetivo era compreender e alcançar um resultado que fosse bom para todos”, afirma o vice-reitor de Administração da Unochapecó, Professor José Alexandre de Toni.

Após a finalização das discussões, foi realizada uma reunião para expor a proposta aos técnicos, momento em que eles puderam esclarecer suas dúvidas e discutir as alterações sugeridas. A partir deste momento, iniciaram-se os trabalhos nas instâncias de aprovação.

Quais são as mudanças?

Um dos principais pontos positivos do Plano é a ampliação nas possibilidades de progressão salarial. A alteração representa uma possibilidade de crescimento maior para os técnicos-administrativos, de acordo com o tempo de atuação. Veja como fica!

uno

Também, será instituída a avaliação de desempenho anual a todos os técnicos-administrativos, que é uma ferramenta para auxiliar os profissionais a entender funções, objetivos e medir o desempenho do trabalho. Além disso, os profissionais poderão direcionar os treinamentos necessários, para promover o desenvolvimento e melhor desempenho na carreira profissional.

Junto às mudanças no Plano, ocorreram alterações no Regulamento do Processo Seletivo dos Técnicos Administrativos. O objetivo foi agilizar o processo de contratação, já que a partir de agora o preenchimento de vagas pode ser realizado através de promoções. “Antes, os procedimentos eram mais burocráticos, o que causava uma demora muito grande no preenchimento das vagas”, afirma Aline.

As mudanças têm por objetivo aumentar as possibilidades de crescimento dentro da Instituição, o que possibilita com que os técnicos construam uma carreira ao longo da vida profissional. Quer saber mais? Então acesse o Plano de Cargos, Salários e Carreiras que está disponível no site da Fundeste.

Salários e careira
Progressão salarial