Minha Uno
Menu Busca

Pollen Parque é lançado durante evento de 51 anos da Fundeste/Unochapecó

Inovação

Texto Christiane Lise*

O tempo passou tão rápido! Muitas coisas aconteceram e mudaram nossa realidade durante as últimas décadas. Foi assim com a Unochapecó nestes 51 anos. Mais de 38 mil vidas foram transformadas por meio da formação superior e do contato com a comunidade. 

Mas no último ano as transformações foram maiores. A pandemia da Covid-19 alterou rotinas e nos fez passar por situações nunca antes imaginadas. Mesmo assim, a Uno não parou um único dia. Nossa capacidade de adaptação foi colocada à prova e com resiliência e união, conseguimos nos reinventar.

O programa contou um pouco da trajetória da Uno no último ano

E um pouco da trajetória desse último ano da Uno, foi contada no Especial 51 anos, que foi ao ar nesta terça-feira (06/07), pelo canal do YouTube da Instituição. O evento online contou com a participação de estudantes, técnicos-administrativos, professores, autoridades, representantes de entidades e comunidade em geral. 

Logo abaixo, você confere algumas mensagens de parabenização pelos 51 anos, recebidas pela Instituição.

Durante o evento, o público pode acompanhar momentos importantes que marcaram o último ano, como as adaptações tecnológicas para as aulas remotas, ações financeiras de apoio aos estudantes, as inovações e reestruturações no ensino com o início do modelo de Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), da Pós Digital e também do Colégio Unochapecó. O especial, ainda, abordou o trabalho de planejamento e marketing da Universidade para acolhimento das pessoas, e a participação da Uno na solução de problemas da comunidade, com destaque para o envolvimento ativo de professores e estudantes na vacinação contra a Covid-19. Para o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o momento foi de celebração por tudo que foi conquistado, mas também de projetar o futuro. “Olhar para frente também é muito importante, e a gente acredita que as universidades vivem um momento totalmente diferenciado, em que elas precisam evoluir e se diferenciar a partir da sua constituição. É assim que a gente entende que devem ser os próximos anos, com uma Universidade muito mais desenvolvedora de soluções, e que participa ativamente do seu processo de desenvolvimento”, ressalta Claudio.

 

Pollen Parque Científico e Tecnológico

A grande novidade apresentada no Especial, foi o novo nome do Parque Científico e Tecnológico, que de Chapecó@, passa a se chamar Pollen. De acordo com a diretora de Marketing e Estratégia de Marca da Unochapecó, professora Valéria Feijó, do pólen vem a polinização, e assim também é o Parque Tecnológico, um lugar para polinizar ideias e soluções. “Precisávamos criar uma marca atemporal, que gerasse significado, fosse autêntica, possível de ser falada em outras línguas. Mas além disso, o nome e a marca precisavam acompanhar esse momento de transformações que o espaço traz para Chapecó e região”, explica.

O espaço passa a se chamar Pollen Parque Científico e Tecnológico

No momento, cerca de 25 empresas e startups, além de toda a Agência de Gestão da Inovação da Uno, compõem o Pollen Parque Científico e Tecnológico. Muitas já estão instaladas no espaço, dando início a essa conexão do ecossistema de inovação regional, fornecendo as condições necessárias para que novas empresas sejam criadas, e para que novos produtos e negócios sejam desenvolvidos. De acordo com o diretor do Parque, professor Rodrigo Barichello, os tempos estão mudando e agora serão pautados pelo empreendedorismo e inovação. “O Pollen Parque acompanha essas mudanças e vem para unir todos esses atores em prol de soluções tecnológicas, melhorar a qualidade de mão de obra, reter novos talentos, desenvolver soluções tecnológicas e ideias inovadoras que venham beneficiar toda a população regional”.

 A obra, idealizada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, e pela Prefeitura de Chapecó, com gestão da Unochapecó, foi entregue à comunidade no dia 11 de dezembro do ano passado.

Depoimentos

Durante o evento, a Unochapecó recebeu inúmeras mensagens de parabenização pela passagem dos 51 anos. Confira algumas!

João Rodrigues - Prefeito de Chapecó | Parabenizo da Unochapecó/Fundeste pela passagem dos seus 51 anos, uma instituição que leva a ciência, o conhecimento e o desenvolvimento para Chapecó e toda região, que transforma vidas por meio da educação. Chapecó se orgulha por ter essa instituição que transmite o conhecimento, e que com certeza contribui muito para o desenvolvimento do Município. 

 

Jorginho Mello - Senador | Envio meus votos de congratulações aos 51 anos da Unochapecó/Fundeste e de sucesso na realização do evento.

 

Marcelo Recktenvald - Reitor UFFS | Parabenizá-los pelos 51 anos da Fundeste, mantenedora pioneira no campo educacional e de inegável relevância para o desenvolvimento de Chapecó e Sul do Brasil. Parabenizamos à Fundeste que se destaca no cenário nacional pelo compromisso com o ensino superior de qualidade, além de ser precursora no campo da inovação, especialmente a tecnológica, e pela bravura e seriedade com que tem rompido paradigmas e superando obstáculos nesses novos tempos! 

 

Thiago Degasperin - Presidente da OAB subseção Chapecó | ​Parabéns a toda família UNOCHAPECÓ, por deixarem sua marca na história da instituição ao longo destes 51 anos!

 

Nelson Akimoto - Presidente da ACIC | A ACIC Chapecó prestigiando esse evento comemorativo aos 51 anos da nossa Unochapecó/Fundeste. Parabéns a todos que constroem essa história.

 

Luciano Buligon​ - Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável | Parabéns a nossa Unochapecó.

 

Fábio Zabot Holthausen - Presidente da FAPESC | ​Parabéns aos amigos e gestores da Fundeste Unochapecó. ​Parabéns a todos os estudantes, professores, colaboradores e pesquisadores desta importante instituição.

 

José Aguilera - Secretário executivo Abruc | ​Ensino, pesquisa, extensão e presença humanizante junto às famílias alcançadas pela Unochapecó e a comunidade acadêmica, Parabéns!!! 

 

Jaine Rodrigues - Presidente do DCE | ​Representando o DCE, parabenizo com muito carinho a Unochapecó/Fundeste! Certeza que vamos avançar cada vez mais, principalmente no que se refere a este senso comunitário de nossa universidade.

 

Aristides Cimadon - Presidente da Acafe e Reitor da Unoesc | Parabéns à Unochapecó pelos 51 anos. Abraço a comunidade acadêmica da Unochapecó.

 

Luciane Bisognin Ceretta - UNESC | ​Super Parabéns UNOCHAPECÓ. Um forte abraço aqui da UNESC.

 

Kaio Henrique Coelho do Amarante - Reitor da UNIPLAC | Parabenizo a Unochapecó e Fundeste pela passagem dos 51 anos e expressa o reconhecimento pelos trabalhos em  prol da sociedade Chapecoense e Catarinense.

 

Neusa L. Luiz - Hospital Regional São Paulo | ​Parabéns Unochapecó/ Fundeste! Gratidão pela parceria com nosso Hospital Regional São Paulo de Xanxerê.

 

Valdemir Stobe - Vereador | Parabéns, esse sucesso é um trabalho de muitas mãos. Sucesso.

 

Mário Miranda - Presidente do Observatório Social do Brasil de Chapecó | As mais expressivas congratulações a esta instituição de significância ímpar para toda a nossa região. Nos enaltecemos por termos como parceiros e apoiadores a FUNDESTE e UNOCHAPECÓ exemplo no desenvolvimento do ensino superior, pesquisa e extensão. Parabéns e que a marca seja cada vez mais solidificada como referência de qualidade e alta performance na arte de ensinar.

 

*Jornalista - Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco51anos
Unochapeco
Parque tecnologico
Inovaçao
Educaçao

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image