Pós em Governança, Gestão de Riscos e Compliance é pioneira na região

Texto Ana Vertuoso*

Gerir empresas não é uma tarefa fácil. Afinal, são muitos os fatores que contribuem para o sucesso de uma organização, independente de seu tamanho ou setor de atuação. Apesar das condições externas serem difíceis de controlar, mudanças internas, como a melhoria dos fluxos de processos e a implantação de sistemas de gestão de riscos, podem trazer resultados positivos. No entanto, esses processos devem ser executados por profissionais qualificados. Para suprir essa demanda, a Unochapecó criou a Pós-graduação em Governança, Gestão de Riscos e Compliance, que está com matrículas abertas até 13 de outubro.

O curso, coordenado pelos professores Sady Mazzioni e Cristian Baú Dal Magro, é pioneiro na região. Ao longo das aulas, a ênfase estará na busca pela conformidade na atuação das organizações em relação às normas internas e externas e na melhoria da gestão. Uma das disciplinas que auxiliam neste processo é 'Asseguração e Due Diligence', ministrada pelo professor Silvio Teixeira. O docente possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Regional de Blumenau (FURB), é professor adjunto na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atuou como contador e auditor em diversas organizações antes de se tornar CEO da Fortcon Auditoria e Contabilidade.

O professor Silvio Teixeira

Nesta disciplina, o conteúdo abordado inicialmente será a estrutura conceitual de auditoria, que divide os trabalhos de asseguração e não asseguração. "Os trabalhos de asseguração estão relacionados com a auditoria e revisão das demonstrações contábeis, que são de exclusiva competência do auditor independente. Já a Due Diligence é um trabalho de não asseguração, ou seja, não expressa a opinião do profissional que a realiza", explica o professor.

A Due envolve uma análise profunda e avaliação detalhada de todas as informações de uma empresa. De acordo com Silvio, esse processo é requerido, de forma opcional, principalmente em fusões e aquisições e tem o objetivo de levantar os valores que estão sendo acordados nessas operações de compra e venda de empresa. "Aplicamos um case de um trabalho completo de Due, desde a contratação com os procedimentos previamente acordados, até o compliance das áreas tributária, trabalhista, contábil e jurídica. Ao fim, temos o Relatório de Constatações do processo".

Visão ampla

A especialização terá aulas quinzenais e foi pensada para profissionais graduados em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e áreas afins, que tenham interesse na temática de gestão. Isso inclui, por exemplo, quem atua com controle interno, analistas, consultores, executivos e gestores de empresas. Além de profissionais autônomos ou ligados às organizações com finalidade econômica, como a área da saúde e do setor financeiro.

Um dos coordenadores, professor Sady Mazzioni, ressalta que os estudantes terão contato com professores renomados nos temas de interesse do curso e uma visão ampla de diversos assuntos. "Além de abordagens de contexto geral, o curso aborda a gestão de riscos em setores específicos. Os campos do compliance tributário, trabalhista, ambiental e práticas anticorrupção, suborno e prevenção à lavagem de dinheiro também serão destacados".

Se você ficou interessado, pode se inscrever pelo site da Universidade e conferir mais informações sobre horários, tempo de duração e valores na página da Uno.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Pos-graduaçao
Governança
Gestao de riscos e compliance