Pós-graduação no Brasil é debatida na Unochapecó

Os cursos de pós-graduação stricto sensu estão em ascensão no Brasil. A Unochapecó contribui para esse crescimento e conta, atualmente, com cinco mestrados. Diante desse cenário, a instituição realizou, nesta sexta-feira, 14 de março, uma palestra com o diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, professor Lívio Amaral.

Na palestra, sobre os “Impactos da Pós-Graduação no Brasil”, Lívio abordou temas referentes ao processo de avaliação da Capes e ao desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu, onde em todo o país são cerca de 5,8 mil cursos, com produção científica também em ascensão. “Há cerca de 20 ou 30 anos estávamos próximos da posição número 50. Hoje nós estamos na 13ª posição no mundo como produtor de conhecimento. Estamos evoluindo, crescendo bastante e com qualidade”, destaca. Ressalta, ainda, a importância da produção de conhecimentos para o desenvolvimento e avanço social. “Vem crescendo muito o número de mestrados e doutorados e assim temos muito mais possibilidades de oferta para que as pessoas possam buscar formação.”

Para a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Caovilla, a presença do professor Lívio Amaral é importante tanto para docentes quanto para estudantes, pois permite o contato com a realidade do processo avaliativo. Maria Aparecida destaca que a atividade reforça a determinação da universidade na consolidação do stricto sensu e na criação de doutorados.