PPGCCA da Unochapecó participou de Congresso Internacional de Custos em 2019

Geral

O Congresso Internacional de Custos é realizado a cada 2 anos, alternando o local de realização.

Em 2019, entre os dias 25 a 27 de setembro, foi realizado o XVI Congreso Internacional de Costos, na Cidade de Mendoza – Argentina, organizado pela Universidad Nacional de Cuyio – UNCUYO.

Na oportunidade o Professor do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da UNOCHAPECÓ Antonio Zanin, apresentou 3 trabalhos de pesquisas realizados por estudantes e professores do Programa, com a coautoria do Professor Paulo Afonso da Universidade do Minho – Portugal e Yves Levant da University of Pau and SKEMA Business School - França:

PRÁTICAS DE GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS MOVELEIRA DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores: Francieli Pacassa,Antonio Zanin,Jacir Favreto, Paulo Sérgio Lima Pereira Afonso

Mensuração do valor de perdas no processo produtivo caso de uma indústria de inseticidas

Autores: Antonio Zanin,Geovane Danieli Tavares,Rodney Wernke,Paulo Sérgio Lima Pereira Afonso

Potencialidades gerenciais do Método UEP (Unidade de esforço de produção)

Autores: Antonio Zanin,Cristian Baú Dal Magro,Yves Levant,Paulo Sérgio Lima Pereira Afonso

Além dos artigos citados, apresentados em seções temáticas, foi apresentado uma pesquisa em uma seção plenária, a qual obteve bolsa de pesquisa da Associação Internacional de Custos.

A pesquisa faz parte do projeto de pesquisa liderado pelo Prof. Antonio Zanin:

New wine in new bottles? The use of equivalence costing methods for decision making in the era of digitalization: theoretical and empirical evidence from the use of UEP and UVA methods in Brazil and France

Research Team

Brazil: Antônio Zanin (Unochapecó, SC) (Lider do Projeto),

France: Yves Levant (University of Pau and SKEMA Business School) (Pesquisador),

Portugal: Paulo Afonso (University of Minho) (Pesquisador)

Este teve como objetivo, Identificar semelhanças e/ou diferenças entre os métodos de custos: UEP utilizado por empresas brasileiras, e o Método UVA na França. Os dois Métodos tiveram como origem o Método GP (França).

As pesquisas terão sequência em 2020, abordando empresas brasileiras e francesas.