Unochapecó participa da Jornadas Internacionales de La Salud na Argentina

Geral

A Unochapecó organizou, juntamente com a Universidad Nacional de Misiones (UNaM) e a Universidad Nacional del Nordeste, Corrientes (UNNE), Argentina, os eventos XIV Jornadas Internacionales de Enfermedades Transmisibles e X Jornadas Internacionales de La Salud, que ocorreram nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, em Puerto Iguazú, Missiones, Argentina. O evento é uma promoção da Asociación Iberoamericana Multidisciplinaria de Enfermedades Transmisibles.

O objetivo foi “Promover a integração entre pesquisadores e instituições ibero-americanas e o exercício humanitário das atividades de pesquisa na área da saúde, tanto humana como animal”. Com esse propósito é que a Unochapecó teve uma participação efetiva na realização do evento internacional. Estiveram presentes cinco estudantes e uma egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), oito estudantes do curso de Medicina, além de quatro docentes. Todos os estudantes e docentes apresentaram trabalhos e/ou palestras bem como contribuíram na organização do evento que reuniu participantes de cinco países, Brasil, Argentina, México, Peru e Chile.

O encontro também proporcionou uma reunião entre gestores da Unochapecó e da UNaM que tratou sobre a continuidade da cooperação internacional de atividades relativas à graduação e pós-graduação.

Os participantes do evento, tanto estudantes como os docentes, avaliaram que a participação proporcionou conhecimento, integração e possibilidade de estabelecer novas parcerias, além de vivenciar culturas diferentes pela oportunidade de estar em outro país.