PPGTI, e BIOME4HALL INTEGRAM FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ÀS PESQUISAS

Geral

No dia 14/08/21 o pesquisador do PPGTI prof. Lajús e mestrando Bellé realizaram uma integração com o prof. Dr. André Lima e o doutorando Estácio Jussie Odisi da BIOME4HALL, uma plataforma que analisa o DNA de bactérias e fungos presentes no solo. O sequenciamento de DNA é feito em parceria com as empresas Andrios e DSMA. A nova tecnologia permite a análise de mais de 9 mil genes funcionais de relevância, para gerar um perfil genético da comunidade do solo. Essa informação é comparada com um banco de dados de micro-organismos do solo. A partir da análise genética do solo, a tecnologia estabelece parâmetros de qualidade do solo, produtiva agrícola e riscos à biossegurança. Com os dados, o produtor é capaz de otimizar o uso de insumos e elevar a produtividade das lavouras. A comunidade microbiana do solo é de fundamental importância para o desenvolvimento vegetal. Na produção agrícola, além de contribuir na estruturação do solo, os micro-organismos interagem diretamente com o sistema radicular da planta, auxiliando no fornecimento de nutrientes, proteção contra doenças, incremento na resiliência e modulação do crescimento vegetal. Dessa forma, quanto mais se conhece esses micro-organismos, mais eficiente é a gestão do uso de insumos e o resultado na produtividade das lavouras.