PPGTI e sua integração com os cursos de graduação da Unochapecó

Geral

Na terça-feira, dia 21/03/23, às 20:00, reuniram-se na Unochapecó, estudantes de TCCs de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, orientados pelo doutorando Prof. Sandro Silva de Oliveira. Na ocasião , o Prof. Cristiano Lajus, orientador e pesquisador do PPGTI, fez uma explanação geral dos protocolos agronômicos e das pesquisas que estão sendo realizadas até o momento, relacionadas ao projeto de bioagricultura (Grupo de Pesquisa GTAgri), objetivando nivelar o conhecimento base dos manejos químicos, biológicos e agrobiológicos entre os estudantes pesquisadores da área de TI. E através desta orientação, permitiu-se o delineamento de outros projetos de pesquisa relacionados. Seguem os novos projetos que serão desenvolvidos em 2023:

1 - Integração dos módulos referentes ao manejo de adubação com base nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. (Estudante de TCC e Iniciação Científica: - Alexandre Zanella)

2 - Definição de uma arquitetura de dados para análise do manejo químico e agrobiológico em plantas de lavouras, gerando insights. (Estudante de TCC e Iniciação Científica - Rafael Ignaulin)

3 - Sistema de consulta de agroquímicos para o manejo integrado. (Estudante de TCC - Davi de Oliveira)

4 - Protótipo de uma ferramenta para análise da viabilidade econômica em um sistema de produção vegetal. (Estudante de TCC - Lucas Tafarel)

5 – Protótipo de sistema para cadastro de informações referente à adubação orgânica (Agrofertilizante) e organomineral com base nas propriedades do solo. (Estudante de TCC - Thiago Bavaresco)

6 - Protótipo de ferramenta para recomendação de agroquímicos (fungicidas) com base em análises foliares. (Estudante de TCC - Gabriel Tres)