Preço do cesto básico em Chapecó tem maior aumento desde 2017

Mercado

De acordo com os dados levantados pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, em parceria com o Sicom, houve aumento de 6,78% no preço do cesto de produtos básicos no mês de janeiro. Foi o maior registrado desde abril de 2017, quando o percentual de elevação atingiu 8,83%.

No primeiro mês de 2021, o preço do cesto de produtos básicos para os chapecoenses passou para R$ 1.751,25, enquanto em dezembro era R$ 1.640,04. Na comparação com janeiro de 2020, quando o valor levantado foi de R$ 1.376,19, houve aumento de 27,25%.

Os maiores aumentos que contribuíram para a alta do preço final do cesto foram da batata inglesa, com acréscimo de 62,53%, e da cebola, que ficou 57,99% mais cara. Segundo informações do site HF Brasil, a batata seguiu uma tendência forte de alta no decorrer de dezembro, pois o nível de chuvas dificultou a colheita do tubérculo. Ainda, segundo informações do site, no início de janeiro houve redução no preço da batata, mas que não foi suficiente para balancear a alta observada anteriormente.

Já os produtos que mais apresentaram redução de preço neste mês foram a banana (-5,91%) e o pão francês (-3,87%).  No mês de dezembro, a fruta havia apresentado um aumento de 49,60%, e segundo o site HF Brasil, o patamar de preços elevado em que se encontrava o produto foi responsável por uma redução na sua demanda, e consequentemente os preços abaixaram neste mês para estimular a procura. Ainda tratando das reduções, o pão francês acumulou alta nos últimos dois meses, e essa redução pode ter surgido para reequilibrar a demanda e a oferta em um preço mais próximo da média dos últimos 12 meses.

A pesquisa também consta da síntese dos preços registrados em Chapecó para os 13 produtos que compõem a cesta básica. De um custo de R$ 424,17 em dezembro, a cesta básica passou para R$ 450,68, com aumento de 6,25%. Se comparado os últimos 12 meses da cesta básica, nota-se aumento de 37,65%.

Ciencias economicas
Cesto basico