Prêmio do Corecon-SC destaca pesquisa de egresso de Ciências Econômicas da Uno

Texto Gabriel Kreutz*

O Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon - SC) realiza todos os anos o Prêmio Catarinense de Economia, em diversas categorias. O principal objetivo é incentivar a investigação econômica em geral e estimular economistas e estudantes a realizarem pesquisas voltadas para o conhecimento e desenvolvimento da economia no estado. Neste ano, o curso de Ciências Econômicas da Unochapecó recebeu destaque na premiação por meio de seu egresso, Valsir Machado da Silva Júnior, que ficou com o segundo lugar na categoria ‘Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Econômicas/Economia’.

O trabalho de Valsir buscou avaliar como as eleições nacionais de 2018 influenciaram na expectativa dos consumidores chapecoenses no período de maio do mesmo ano, a abril de 2019. Para poder medir esse impacto, foram utilizados os dados do Índice de Confiança do Consumidor Chapecoense (ICC), que é calculado mensalmente pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó.

“Com os resultados foi possível identificar que, com o passar do tempo, a população chapecoense ficou mais confiante. Porém, não foi possível afirmar que esse aumento foi motivado apenas pelas eleições”, explica o egresso.

O TCC de Valsir foi apresentado em novembro de 2019, e contou com orientação da professora Cássia Ternus e coorientação do professor Cristian Pelizza. O resultado dos vencedores do prêmio foi divulgado antes, mas o evento de premiação, realizado de forma virtual, ocorreu na última segunda-feira (14/12). “Fiquei muito feliz por ter ganho o prêmio, acredito que foi uma forma de recompensar todo o trabalho que eu e meus orientadores tivemos durante o ano de 2019”, completa.

Valorização da produção acadêmica

A professora Cássia destaca que a importância da premiação consiste no fato de valorizar a produção acadêmica dos estudantes, e entender que o desenvolvimento de um TCC não é apenas uma etapa do processo de graduação, e sim uma oportunidade para aprofundar o conhecimento em alguma área de interesse. “Muitas portas se abrem com o desenvolvimento destes trabalhos, seja na empresa que o acadêmico atua, uma nova oportunidade de emprego, uma premiação como essa ou, também, às vezes o passe para seguir na carreira acadêmica. Neste sentido, a premiação que Valsir recebe é comemorada por ele, pelo curso e pela Unochapecó, como resultado positivo das ações que são realizadas. Ainda, serve de exemplo para os acadêmicos que irão desenvolver seus trabalhos”.

Por fim, é possível dizer que este reconhecimento é uma forma de comprovação da qualidade acadêmica e científica do curso de Ciências Econômicas.

“Tivemos um trabalho premiado neste ano, mas o nível dos Trabalhos de Conclusão do Curso está muito bom. O curso tem recebido o reconhecimento de membros externos das bancas de TCC, que conhecem a realidade de outras universidades. Nessa premiação, dividimos espaço com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), indicando que produzimos trabalhos com a mesma qualidade e rigor científico”, finaliza.

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó

Prêmio