Minha Uno
Menu Busca

Prevenção da criminalidade é tema da jornada acadêmica da Escola do MP

Educação

“Hoje os sistemas prisionais do Brasil e de boa parte do mundo, muito mais alimentam a criminalidade do que recuperam as pessoas. Precisamos fazer uma mudança nisso e buscar outra solução”, afirma o professor especialista na área de criminologia e política criminal da Escola do Ministério Público (MP), Alceu de Oliveira Pinto Junior. Ele participou da 2ª Jornada Acadêmica da Escola do MP, que ocorreu em Florianópolis, Chapecó e Itajaí, respectivamente, nos dias 19, 20 e 21 de outubro em cada cidade.

No evento realizado na Unochapecó na última quinta-feira (20/10), o tema abordado pelo palestrante foi “A prevenção da criminalidade através do sistema prisional: reflexos da prisão após julgamento em segunda instância”. Aberto para profissionais e estudantes da área do Direito, o evento também contou com a presença do Promotor de Justiça da Comarca de Fraiburgo e membro da Diretoria da Associação Catarinense do Ministério Público (2014/2016), Marcos Augusto Brandalise.

De acordo com o palestrante, o tema abordado possui três dimensões. A primeira é a prevenção da criminalidade, o segundo é o sistema prisional, relacionado com a prevenção da criminalidade, e o terceiro é o reflexo que podem ter as recentes decisões dos tribunais superiores que autorizam o cumprimento de pena com a decisão de segunda instância, ou seja, prendendo os criminosos mais cedo. “O fato do Sistema Prisional de Santa Catarina estar à frente dos outros exemplos que temos no país não justifica os problemas de superlotação, organizações criminosas dentro do sistema, e falta de investimento para que as pessoas que estão lá dentro, quando voltarem para o convívio com a sociedade possam ser produtivos, consumidores e pagadores de impostos”.

 

Prevenir, não combater

Escola MPAlceu destaca que o crime sempre vai existir, pois é uma escolha da sociedade, portanto, o correto é trabalhar em ações de prevenção, ao invés de combater. “O primeiro sistema de prevenção da criminalidade é antes do crime ocorrer, através de saúde, trabalho, educação e religião. O segundo é no momento em que o crime está ocorrendo, quando envolve o trabalho da polícia e de políticas legislativas penais. Por fim, é muito importante evitar a reincidência, evitar que aqueles que foram condenados e que cumpre pena por determinado tipo de crime voltem a delinquir”, sublinha.

Tomando essas medidas, Alceu explica que se minimizam os efeitos, mas não se resolve o problema. O importante é possibilitar acesso à educação e preparação para o mercado de trabalho, valorizando aquelas posturas ideárias, não as posturas pelas quais eles foram condenados, para que essas pessoas possam ter alguma chance fora do cárcere depois.

COMPARTILHE
TAGS
Escola do ministério público

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image