Minha Uno
Menu Busca

Primeira Semana Acadêmica do Curso de Biomedicina reúne grandes nomes da área 

Educação

texto Angélica Albuquerque *

Com o objetivo de oportunizar aos estudantes, complementar a formação acadêmica, incentivar o debate e o exercício de discussões acerca das diferentes habilitações da profissão, o curso de Biomedicina  promoveu sua primeira semana acadêmica entre os dias 07 e 11 de novembro. 

A palestra de abertura, na segunda-feira (7), foi ministrada pela biomédica Christiane Matos, que é coordenadora Nacional das Práticas Integrativas e Complementares, do Ministério da Saúde. Já no dia seguinte, os estudantes participaram de duas oficinas, com os temas “Banco de sangue”, da especialista Sabrina Dreyer, e “Perfusão extracorpórea”, com a especialista Vanusa Barros. A quarta-feira (09) foi de minicursos, um deles realizado pela professora Tuany Eichwald, diretamente da Califórnia. O setor de saúde no Ecossistema de Inovação de Chapecó foi o assunto da quarta noite de evento, em parceria com o Sebrae. A palestra de encerramento contou com o perito criminal Thiago Massuda, reconhecido nacionalmente. 

De acordo a coordenadora do curso, professora Beatriz Bonadiman, o profissional biomédico atua em pesquisas que podem fornecer dados, desde o diagnóstico até a descoberta científica para a cura e prevenção de doenças, e hoje é considerado o melhor qualificado para atuação nas áreas de análises clínicas e na estética humana. 

“O mercado de trabalho é amplo e inclui grande diversidade de áreas para inserção, como pesquisa, práticas integrativas, inovação, empreendedorismo e é de grande importância oportunizar aos acadêmicos momentos de interações com palestrantes das mais diversas áreas de atuação, bem como, a integração entre os alunos”, afirma. 

Premiação

Além das palestras e minicursos, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos na I Mostra Científica do curso, onde os três melhores trabalhos foram premiados e receberam a premiação Doutor Renato Minozzo. O primeiro lugar ficou com o artigo intitulado “Atuação do biomédico no diagnóstico do xeroderma pigmentoso: uma revisão de literatura”, escrito por Julia Cenci Jacobi, Caroline Martini, Alessandra Perosa e Beatriz Bonadiman. 

Empates técnicos marcaram a segunda e a terceira colocação do prêmio. O artigo “Resistência bacteriana a antimicrobianos”, da acadêmica Kellen Nicole Cygainski, e o “Inserção precoce de estudante de graduação em projetos de pesquisa na área de microbiologia”, de Sabrina Barili, dividiram o segundo lugar no pódio. Em terceiro, “Resistência bacteriana aos antibióticos no ambiente hospitalar”, de Amanda Luisa de Oliveira, empatou com “Fatores determinantes da ocorrência de parasitoses entre indígenas em municípios da região Oeste de Santa Catarina”, de Sabrina Barili, Dyeniffer Agne, Poliana Schmidtz, Giovana Morais e Marinez Antoniolli. 

 

* estagiária sob supervisão de Leticia Sechini

COMPARTILHE
TAGS
Semana acadêmica
Biomedicina

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image