Grupo da Unochapecó inicia sua missão

Texto Andressa Pomagerski*

Há 50 anos, o Projeto Rondon busca colaborar com o desenvolvimento social do país. Suas ações proporcionam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. As primeiras equipes evolvidas no projeto esse ano começaram a chegar aos municípios atendidos nesta quarta-feira. Entre elas, uma das comitivas da Unochapecó, que participa da operação Rondônia Cinquentenário.

O grupo é formado pelo professor do curso de Agronomia, Celso Zarpellon, a professora da Área de Ciências da Saúde, Maira Tellechea da Silva, as acadêmicas Celita da Silva Machado e Sacha A. Branco, do curso de Ciências Biológicas; Isadora e Sá Giachin e Thais Giordani, do curso de Direito; Thayline Cardoso, do curso de Enfermagem; Roberta de Macedo, do curso de Fisioterapia; e Larissa Kammir e Raica Moterve, do curso de Psicologia. Os estudantes viajaram para Porto Velho e agora se encaminham para a cidade de Buritis.

Os professores e alunos da universidade participam da operação que acontece em Rondônia e integram o Grupo A, voltado para cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. O objetivo é desenvolver oficinas socioeducativas junto à comunidade.

Mais uma viagem

Dentro do projeto Rondon existem mais duas áreas de atuação. O grupo B trabalha com comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção. Já o grupo C tem a responsabilidade de fazer a cobertura e divulgação do evento. É nesse trabalho que participa a segunda equipe da Unochapecó selecionada para a missão. Entre os dias 14 e 30 de julho, os alunos do curso de Jornalismo, Amanda Ferronato, Ana Paula Dornelles, Angélica Dezem, Carlos Eduardo Pereira, Luidy Lazzarotto Roncalio, Marina Folle Schielke, Marina Pessalli Favero e Maryna Dahmer participam da Operação Serra do Cachimbo. Os estudantes viajam para Mato Grosso e farão a cobertura jornalística de todas as ações desenvolvidas nos oito municípios beneficiados na operação.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert

Rondon