Levantamento e processamento de dados é tema de convênio com o Sicom

Profissão

O levantamento, processamento e disponibilização de dados, como ferramenta de apoio para a tomada de decisões, por empresas e instituições, foi o tema do convênio estabelecido entre o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e a Unochapecó. O documento foi firmado na reunião da diretoria do Sicom, realizada na última terça-feira (09/08) com a presença do reitor da Universidade, professor Claudio Alcides Jacoski, do vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Márcio da Paixão Rodrigues e do vice-reitor de Administração, professor José Alexandre de Toni.

Por meio do convênio, o Sicom e a Unochapecó ampliarão a produção de indicadores socioeconômicos. Isso será possível, inicialmente, através de dois instrumentos, conforme estipula o documento assinado pelo presidente do Sindicato do Comércio, Marcos Antonio Barbieri, e pelo reitor da Universidade. Um dos indicadores será o Índice de Confiança do Consumidor e outro especificará a estimativa de inflação no âmbito local. Mais tarde, conforme afirma o presidente do Sicom, será implantado o Observatório de Informações Socioeconômicas, com a disponibilização de mais dados, especialmente para a utilização pelas empresas. Ele acrescentou que essa iniciativa se constitui em mais uma disponibilidade de serviços do Sicom para os associados, “de forma que tenham um consistente banco de informações que permitirá ver o que se pode melhorar na tomada das decisões empresariais”.

Para os dirigentes do Sindicato do Comércio, o reitor Claudio Jacoski falou sobre a atuação da nova gestão da Unochapecó, empossada em fevereiro deste ano. Disse que foram adotadas medidas para implementar ações da universidade e são buscadas soluções para questões que a instituição enfrenta. Também salientou a intenção de estabelecer maior proximidade com outras instituições, como é o caso das entidades empresariais. Jacoski indicou, ainda, o objetivo da Unochapecó de atuar no desenvolvimento de soluções para as empresas, com o uso de instrumentos como a Rede de Inovação e o Parque Científico e Tecnológico. “Há uma transição para que a Unochapecó seja um centro de busca de soluções”, especificou o reitor.

Colaboração: Extra Comunica

Sicom