Minha Uno
Menu Busca

Produção Audiovisual da Unochapecó realiza Semana Acadêmica

Educação

Texto Ana Vertuoso e Tayvon Bet*


Dentre os movimentos que uma câmera pode realizar, o mais abrangente é a panorâmica. Ela possibilita uma visão geral da cena, não deixando nenhum detalhe escapar. Neste ano, o curso de Produção Audiovisual da Unochapecó, resolveu voltar suas lentes para temas diversos e com relevância, fazendo uma verdadeira panorâmica da cinematografia atual. Assim, o curso promove, entre os dias 05 e 09 de novembro, a Semana Acadêmica Panorâmica, a fim de ampliar os conhecimentos e aproximar os acadêmicos da realidade do cinema regional.

A programação diversificada conta com oficinas e palestras de profissionais premiados, que oferecem uma visão mais ampla do atual cenário das produções audiovisuais fora do famoso eixo Rio-São Paulo, com foco especial para o que é produzido em Santa Catarina.

Para a coordenadora do curso de Produção Audiovisual, professora Dafne dos Reis Pedroso, a Semana é importante para ampliar os debates sobre assuntos geralmente não abordados no mercado e na academia. “A ideia é justamente dar esse olhar mais geral de como está o cenário atualmente, mas considerando alguns temas que muitas vezes são marginalizados, como é o caso da acessibilidade e do cineclubismo” explica.

 

Programação

A abertura, na segunda-feira (05/10), conta com palestra da cineasta catarinense vencedora da categoria Melhor Curta do Festival de Cinema Brasileiro em Toronto e sócia da Novelo Filmes, Cíntia Domit Bittar.

Na terça-feira (06/10), os acadêmicos poderão participar de oficinas ministradas por egressas. Sabrina Zimmermann aborda questões relacionadas à distribuição e produção executiva de filmes. Na mesma noite, Andressa Almeida, realiza uma oficina sobre direção de arte e produção de objetos.

A noite seguinte (07/10), terá palestra com o cineclubista Luiz Alberto Cassol. Ele foi presidente do Conselho Nacional de Cineclubes e vem a convite do Cineclube Helena falar sobre a prática.

Durante a noite de quinta-feira (08/10), serão realizadas oficinas. Daniel Edu Mayer, aborda o uso de drones na produção audiovisual, e Josiane Pelin, ministra oficina sobre Maquiagem e Penteados no cinema.

Já o encerramento da Semana, na sexta-feira (09/10), fica por conta de Michelle Belatto. A egressa do curso de Jornalismo da Unochapecó é referência na audiodescrição catarinense. Durante a palestra, ela abordará temas relacionados à acessibilidade e a recepção do cinema por deficientes visuais.

As oficinas estão com vagas encerradas, mas quem tiver interesse em participar das palestras, poderá adquirir ingressos no local, pelo valor de R$ 20.

 

*Estagiários da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
COMPARTILHE
TAGS
Semana academica
Produção Audiovisual
Panoramica

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image