Produção Audiovisual é uma opção para os amantes do cinema

Texto Juliane Bee*

No próximo domingo (04/03), os holofotes do mundo estarão voltados a Los Angeles, nos Estados Unidos, mais precisamente para o teatro Dolby. O local vai sediar a premiação mais cobiçada do cinema: o Oscar. Neste ano, concorrem a 'Melhor Filme' nove produções que abordam desde o descobrimento do primeiro amor até uma mãe que busca justiça pelo assassinato de sua filha. Já na categoria 'Melhor Diretor', pela quinta vez na história, figura uma mulher: Greta Gerwig. Justamente às vésperas do Dia Internacional da Mulher. A cineasta responsável pelo sensível coming-of-age 'Lady Bird - A Hora de Voar' é uma inspiração para a estudante (e caloura) de Produção Audiovisual Marina Casarin, que sonha, um dia, levar uma estatueta para casa.

Sabemos que escolher uma profissão tem lá seus dilemas. Seja um amigo, um conhecido ou um familiar, a verdade é que as pessoas adoram nos dar conselhos nessa fase da vida. "Cinema é só um hobby, você precisa cursar uma profissão que te dê estabilidade". Essa foi uma frase frequente na adolescência de Marina. Na hora de decidir a graduação, ela acabou optando pelo curso de Direito. Agora, quatro anos depois e já formada, ela está realizando o sonho de cursar Produção Audiovisual. "Cada vez que termina uma aula e eu volto pra casa, percebo que estou sorrindo. É isso que eu quero", conta.

Por ser uma área ampla, o produtor audiovisual pode atuar em diferentes segmentos, desde emissoras de TV até produtoras de audiovisual. Além de ter a oportunidade de trabalhar com variados formatos, gêneros e programas, como filmes, séries documentais e ficcionais, comerciais publicitários e vídeos institucionais. Conforme a coordenadora do curso de Produção Audiovisual da Unochapecó, professora Dafne Reis Pedroso, o mercado de trabalho na região Oeste é forte na área publicitária, mas algumas produções cinematográficas se destacam no ramo de documentários e filmes de ficção.

Créditos: Sundance Institute

Ainda segundo a professora, as plataformas de vídeo e as redes sociais também intensificaram a força das mensagens audiovisuais. "É só pensar em telenovelas, comerciais para a TV e internet, vídeos de youtubers, tutoriais, programas eleitorais, filmes, séries da Netflix e videoclipes. Existem muitos profissionais trabalhando para que essas produções sejam feitas", afirma. Ao longo dos três anos de graduação, os acadêmicos do curso realizam projetos práticos e em equipe, como a produção de videoclipes, programas para televisão, rádio e curtas-metragens. Para Dafne, é importante que ao longo do curso o acadêmico passe por todas as funções para 'se encontrar' e buscar sua especialização.

E esse foi um dos motivos que levaram Marina optar pelo curso na Unochapecó. O foco é no Oscar, mas antes ela quer aprender tudo sobre roteiro e as etapas de produção. "Sempre quis me aprimorar em cinema e acredito que o curso vai me ajudar a tirar as ideias do papel", comenta. Além de sair do papel, a ideia pode parar nas telonas. Isso porque as produções realizadas pelos estudantes ao longo da graduação não se limitam à comunidade acadêmica. Os projetos são lançados ao público em eventos semestrais, como a Mostra Audiovisual Universitária (MAU).

Créditos: Oscar.go.com

O artista da imagem

Também concorre ao Oscar no domingo (04/03) a diretora de fotografia Rachel Morrison. Ela é a primeira mulher em 90 anos a disputar uma estatueta na categoria 'Melhor Fotografia' pelo filme 'Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi'. A estreante concorre com o já veterano Roger A. Deakins, que soma 14 indicações ao longo da carreira, mas nenhuma vitória. O trabalho dos diretores de fotografia, assim como o dos outros diretores da equipe, é muito importante na execução de um filme. É a partir da fotografia que a atmosfera da história é criada.

Cabe ao diretor de fotografia procurar os melhores enquadramentos e ângulos para uma cena, pensando na estética do filme. Durante os anos na graduação, essa foi a área que o egresso Eduardo Chagas mais se identificou. "Descobri outras maneiras de me expressar visualmente, mas nunca cheguei a mudar de ideia. Meu foco continua no caminho de Direção de Fotografia".

Formado no segundo semestre de 2017, o produtor audiovisual já trabalha na área. A vaga foi conquistada ainda na graduação, enquanto cursava o quarto período. Atuando como colorista em uma produtora de filmes, cabe a ele tratar imagens com níveis baixos de saturação e contraste, criando uma identidade visual através da cor.

Créditos: Oscar.go.com

Na expectativa

Disputam a estatueta de 'Melhor Filme' no domingo: Três Anúncios Para Um Crime, A Forma da Água, Dunkirk, Corra!, Lady Bird - A Hora de Voar, Trama Fantasma, The Post - A Guerra Secreta, Me Chame Pelo Seu Nome e O Destino De Uma Nação. Já os indicados a 'Melhor Diretor' são Guillermo del Toro, por A Forma da Água; Christopher Nolan, por Dunkirk; Jordan Peele, por Corra!; Paul Thomas Anderson, por Trama Fantasma; e Greta Gerwig, por Lady Bird - A Hora de Voar.

Os vencedores desta edição serão conhecidos neste fim de semana. Quem sabe um dia, os nomes Marina e Eduardo estarão nessa lista.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Producao audiovisual
Oscars 2018