Minha Uno
Menu Busca

Professor da Uno apresenta dados de monitoramento ambiental em reunião do CNPq

Educação

A Unochapecó foi a única Universidade de Santa Catarina e única Instituição Comunitária representada no seminário de meio termo da Chamada sobre Pesquisa em Unidades de Conservação da Mata Atlântica. O evento ocorreu entre os dias 18 a 20 de setembro, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília. No evento, o professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais da Unochapecó (PPGCA), Renan de Souza Rezende, apresentou dados parciais do projeto 'Processos ecológicos na avaliação de impactos: monitoramento ambiental, gestão de recursos hídricos e divulgação da ciência à serviço da segurança hídrica'.

Durante os dois dias, pesquisadores de todo o país, gestores ambientais e representantes do CNPq, ICMBio e Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), estiveram presentes na Chamada. Eles se reuniram a fim de criar ferramentas para a caracterização e avaliação de impactos sinérgicos de atividades antrópicas sobre a biodiversidade e medidas de mitigação.

O professor destaca que o projeto apresentado na ocasião tem como objetivo estudar o efeito nocivo da silvicultura e espécies exóticas nos riachos. Até o momento, a pesquisa demonstrou que plantas exóticas, como o pinus e eucaliptos, apresentam efeitos negativos nas zonas ripárias subtropicais. A pesquisa também permitiu a constatação de que os riachos subtropicais são sensíveis aos aumentos de temperatura, o que pode comprometer a segurança hídrica devido ao aquecimento global. No sistema terrestre, o uso da terra na silvicultura também mostra efeitos negativos. Assim, uma vegetação ripária preservada é essencial para o funcionamento do ecossistema aquáticos subtropicais. 

De acordo com Renan, o encontro possibilitou trazer para a Unochapecó o que de mais moderno se discute sobre manejo de Unidades de Conservação (UCs) ambiental no Brasil. "Mostrar que a Uno produz ciência e conhecimento de alto nível, pode ajudar na gestão de outras UCs do país. Nos concede a possibilidade de contribuir diretamente na discussão e criação de políticas públicas nacionais. Isso coloca a Unochapecó como protagonista dentre as instituições do Oeste Catarinense na questão ambiental", finaliza. 

 

 

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
pesquisa
Mestrado
Dados
Cnpq

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image