Minha Uno
Menu Busca

Professor da Uno está entre os pesquisadores destaque do Estado no Prêmio Confap

Inovação

Em evento on-line realizado na última sexta-feira (08/10) a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) revelou os pesquisadores e jornalistas que contribuíram para o desenvolvimento do ecossistema de CTI durante a etapa estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu. A premiação faz parte das comemorações dos 15 anos do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). Cada entidade estadual ficou responsável por escolher os seus representantes. O edital da Fapesc foi lançado em julho. 

Na etapa estadual, o Gerente de Inovação do Pollen Parque Científico e Tecnológico e professor da Unochapecó, Marcio Fiori, conquistou o terceiro lugar na Categoria Pesquisador Destaque, subcategoria Ciências Exatas. De acordo com o professor, este é um Prêmio que valoriza e coloca em evidência o trabalho dos pesquisadores do Estado. "Receber este reconhecimento é motivo de muito orgulho pra mim como pesquisador, pois valoriza a minha carreira de mais de 25 anos na área da física e engenharias e valida que realmente durante a minha trajetória tenho contribuído com as instituições na formação de recursos humanos, com a ciência, tecnologia e com as empresas de Santa Catarina. Além disso, também me orgulho pelo fato da Unochapecó ter me indicado ao Prêmio e por estar entre os pesquisadores destaque do Estado ao lado de grandes profissionais, de excelente qualidade presentes em todas as instituições de Santa Catarina e que contribuem significativamente para o desenvolvimento do setor. ". 

Para o Presidente da FAPESC, Fábio Zabot Holthausen, o Prêmio do Confap é uma oportunidade importante para mostrar a relevância dos pesquisadores e inovadores brasileiros. “Ele reflete a jornada de trabalho de todos os pesquisadores de Santa Catarina. Foi uma jornada de trabalho, de contribuições, de resultados, de esforço colocado para suas instituições, para a ciência, para a pesquisa e para a inovação no Estado. Com certeza todos são protagonistas e vencedores desta incrível jornada que é atuar na ciência, tecnologia e inovação”.  

O Prêmio do Confap é também uma oportunidade para as instituições de ensino mostrarem o que estão fazendo, evidenciando a relevância dos seus pesquisadores e inovadores.

"Essa é a terceira premiação em 2021 que a Unochapecó recebe na área da Ciência, Tecnologia e Inovação, algo muito importante e que valida o seu projeto institucional nessa área e mostra que ela está investindo e acreditando em linhas de atuação que o Estado todo acredita ser importante, e o Brasil também de um modo geral. Este é um reconhecimento importante para a graduação, mestrado, doutorado e grupos de pesquisa. Hoje eu sou apenas um representante de um projeto institucional, do meu grupo de pesquisa 'materiais multifuncionais da Unochapecó', de dezenas de alunos meus já formados ou em formação, esse prêmio é para toda essa comunidade", salienta Fiori.

Mas a premiação vai além do âmbito acadêmico. Em um Estado que está sempre entre os primeiros em nível nacional e mundial quando o assunto é ciência, tecnologia e inovação, para a Região estar entre as primeiras de Santa Catarina, é motivo de orgulho e ao mesmo tempo a mostra do Oeste neste setor. As ações produzidas aqui estão dando resultado e gerando soluções importantes. 

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Premiaçao
Pollen parque
Inovaçao

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image