Professor da Uno participa de pesquisa conjunta com Brasil, França e Portugal

Entre os dias 20 e 21 de setembro, o coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó (PPGCCA), professor Antonio Zanin, participou da 4th International Conference on Production Economics and Project Evaluation 2018, na Universidade do Minho, em Portugal. Na oportunidade, ele apresentou dois trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores do curso, com a colaboração do professor Paulo Afonso, da Universidade do Minho.

O primeiro artigo apresentado é intitulado: 'The influence of the base product in the unit of production effort method: Analysis and discussion'. Além dos dois professores, também são autores da pesquisa, Silvete Moterle e Rodney Wernke. O segundo trabalho que o professor apresentou foi: 'Green supply chain management practices in the biggest south Brazilian companies'. A pesquisa tem autoria dos professores Antonio e Paulo, e também de Ivone Xavier de Almeida, Leidiane Andreola Dalla Vecchia e Cristian Baú Dal Magro.

Além de apresentar os artigos, também definiu-se linhas de pesquisas entre os programas de Engenharia Industrial da Universidade do Minho e o Programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó. O convênio ainda está em fase de elaboração e serão abrangidas as áreas de controladoria, gestão de custos e cadeias de suprimentos.

Dentre os projetos de pesquisas a serem desenvolvidos, foi submetido uma proposta de pesquisa conjunta para o Congresso Internacional de Custos. O evento será realizado em Mendoza, Argentina, no mês de setembro de 2019, a qual exige a participação de pesquisadores de mais de um país. Neste caso, há pesquisadores do Brasil, Portugal e França envolvidos. A pesquisa foi contemplada com uma bolsa de 1.500 dólares, financiada pelo Instituto Internacional de Custos.

O título da pesquisa que será realizada é 'New wine in new bottles? The use of equivalence costing methods for decision making in the era of digitalization: theoretical and empirical evidence from the use of UEP and UVA methods in Brazil and France'. Fazem parte do projeto o professor Antonio Zanin, da Unochapecó, como líder do projeto, o pesquisador Valério Allora, da Tecnosul Consultoria, do Brasil, o professor francês Yves Levant, da University of Pau and SKEMA Business School, o pesquisador Richard Fossou, da Lia Conseil, também da França e o professor Paulo Afonso, da Universidade do Minho, de Portugal.

Portugal
pesquisa