Minha Uno
Menu Busca

Professor Márcio Koury, o legado do mestre querido e médico exemplar

Educação



Texto Gabriel Kreutz*

 

Há cinco anos, o professor do curso de medicina da Unochapecó, Márcio Bestene Koury, passou a se dedicar a uma segunda paixão, a Associação Chapecoense de Futebol (ACF). O profissional era o médico oficial da equipe do Verdão e, infelizmente, também está entre as vítimas da tragédia que deixou toda a cidade, o país e o mundo em profunda tristeza.

Nascido no estado do Pará, Márcio concluiu a graduação em medicina pela Universidade Federal do Acre e a especialização em medicina esportiva em São Paulo. Em Chapecó, desenvolveu um trabalho próximo da comunidade como professor e médico da ACF. A professora Sandra Machado de Figueiredo, colega de docência, lembra o incentivo que ele dava para que todos torcessem para a Chape, além de atualizar as informações sobre o time com os amigos. “Como gostaríamos de estar recebendo tuas informações fresquinhas sobre a Chape, as mensagens pelo Whatsapp de 'Vamos Chape', 'Somos mais que onze', 'Eu sou porque nós somos', mas, não vamos mais recebe-las, né? Tenha certeza, querido amigo, que essas mensagens jamais apagaremos. Vamos ouvir várias vezes a tua voz nos alegrando, nos ensinando e nos ajudando diariamente”.

Sandra também fala em nome dos preceptores e professores do Internato em Saúde Pública da Unochapecó: Renato Lorencin, Tarcísio Borgman, Larissa Lajus, Raciel De la Torre, Jackson Bosoni, Daniele Motta, Lucas Medeiros, Rogério Barcala, Fabiana Barcala, Maikeli Simes, Kaline Ciella, Flávio Freitas e Lucinda Fernandes. “Muito obrigada por ter feito parte das nossas vidas. Um exemplo de profissional médico, professor, preceptor, competente e respeitado por alunos e colegas. Como os nossos alunos e seus pacientes adoram o seu projeto 'mexa-se' na UBS Borman! Que iniciativa!  Um apaixonado pela vida, companheiro para as horas sérias e de descontração. Um grande marido e um PAIZÃO! Sua esposa e suas filhas foram abençoadas com um marido e pai presente, amoroso, dedicado, muitoooo animado e brincalhão. O respeito e amor por sua família é um exemplo a ser seguido”, ressalta.

A colega de docência destaca ainda que o momento é dor e reflexão. “Estamos um pouco perdidos e anestesiados com a tua partida inesperada, acreditamos que você também, e vai demorar um pouco para nos acostumarmos, né? Mas te prometemos, querido amigo, que vamos confortar e cuidar de sua família, e continuar propagando a felicidade de viver que você deixou tatuado em nossos corações! Descanse em paz, Márcio Bestene Koury", conclui.

 

Carinho e muitos ensinamentos

A acadêmica do 6º período do curso de medicina, Tatiana Garcia, lembrauno do professor e seus ensinamentos com muito carinho. "Foi uma honra conhecê-lo, foste um grande e muito querido professor, um ótimo médico da Família e Comunidade, orgulho da família Chapecoense, adorava e tinha paixão estampada no peito por ser o médico da querida Chape. Tem uma história de vida fantástica. O senhor foi convocado por Deus, mas nos deixou o seu lindo legado, que provou com o lindo projeto “Mexa-se”, onde pequenas ações transformam vidas e promove saúde, exemplo de médico e de ser humano. Conforte se na paz de Deus e de seus anjos. Professor Márcio Bestene Koury alegre o céu e nos ilumine. Sentiremos saudades, Deus te abençoe!”.

A simplicidade e amizade de Marcio é lembrada pela estudante do 12º período, Bruna Aberton Getelina. “Doutor Márcio Bestene Koury, só ficaram no coração as lembranças felizes do estágio onde o senhor foi nosso mestre. No interior, em contato com a natureza, indo de casa em casa, todos os dias com um uniforme diferente, da Chape, orgulhoso por ser um dos médicos da equipe, sempre alegre, fazendo coreografia semana após semana para dançar com a comunidade do Bormann no programa “Mexa-se”, comendo as bergamotas, ameixas, maracujás, que ganhava dos pacientes, que bem representam a gratidão deles pelo senhor, rindo, rindo sempre. O "Dr. da Hipertensão", como ele mesmo dizia, hoje damos adeus precocemente. Obrigada por todos os momentos de alegria que nos proporcionou quando tivemos a honra de conviver com o senhor. Que o senhor esteja hoje em um lugar melhor, onde possa levar seu bom humor e alegria para quem quer que esteja ao seu redor. Porque a imagem que temos do senhor está em nossos corações e será eternamente esta”.

 

Mestre querido

A acadêmica Maria Augusta Righeto, do 6º período do curso, conta o legado que o professor deixou. ”A Estratégia da Saúde da Família, Marechal Bormann, nunca mais será a mesma sem a tua alegria e alto astral, a vontade de ensinar, tua simpatia e, principalmente teu carinho e atenciosidade com os alunos e pacientes e o deles contigo! E é claro, as conversas sobre a Chape tão amada e longas risadas. Não existia tristeza perto de ti, e se existisse ela também se alegrava contigo. A dor que sentimos não é aliviada por palavras bonitas ou fotos, mas pelo legado e boas lembranças que nos deixa de todo um ano. Dentre as tantas adversidades de 2016, você foi um verdadeiro presente. Nosso eterno agradecimento. Muita força, resiliência e fé para tua família, Deus te recebe em grande alegria”.

Marcos Picolo, estudante do 4º período, lembra a animação com que o professor falava da Chapecoense. “A dor da perda é imensurável. Saber que vamos chegar na segunda-feira e não encontrar o nosso amigo Dr. Marcio Bestene Koury contando como foi o treino da semana na chape, dói. O nosso mais profundo pêsames aos familiares. Dr Márcio, teu legado não acaba aqui, jamais iremos esquecer-nos de tudo o que você fez por nós, nosso aprendizado na medicina passou por você e no dia em que formos médicos, teremos o orgulho de falar que foi graças a você que chegamos aonde chegamos. Vai em paz amigo Márcio".

 

Bom humor

unoKaliandra de Almeida, que faz residência de Pediatria, relata o profissionalismo e o bom humor do professor. “Era alguém que acreditava na vida e que as coisas iam dar certo. Alguém que lutou pra chegar aonde chegou. Que atravessou o país saído do Acre. Alguém que não tinha dia ruim. Hoje, nós alunos, colegas e amigos te vêem partir. Deixar a querida esposa e tuas guriazinhas tão lindas e cheias de amor. Não conseguiremos te trazer de volta e nem amenizar a dor que elas, ainda mais do que nós, sentem nesse momento... Oferecemos conforto e nossas preces a fim de ajudar nesse recomeço. Somos gratos pelo que nos ensinou e pela alegria que transmitiu todos os dias... Porque como disse Hipócrates, curar quando possível, aliviar quando necessário e consolar sempre. Marcio Bestene Koury alegre o céu e nos ilumine. Paz profunda”.

 

Grande torcedor

A estudante Marcela Fontana, do 12º período de medicina conta a trajetória do professor, que se confundiu com a ascensão da Chapecoense. “Hoje o meu coração e de toda a ATM 2016 que, nesses seis últimos anos, teve a cidade de Chapecó como casa e os chapecoenses como nossa família, dói de tanta tristeza. Em 2011 entramos na universidade e a Chapecoense estava na série D. Em seis anos crescemos em nossa formação acadêmica, caminhamos do primeiro ao sexto ano da faculdade, vimos a Chape fazer sua maior escalada: série D, série C, série B e série A, e, por fim, final da Sul Americana. Hoje, dizemos adeus à universidade. Hoje, por muita ironia do destino, testemunhamos a maior de todas as escaladas da nossa amada Chape, a escalada ao céu. Hoje, não somos mais que 11. Hoje somos mais do que 74. Hoje somos todos Chapecoenses".

Por fim, a Associação Atlética Acadêmica de Medicina Desbravadores (AAAMD, 2015-2016) deixa sua homenagem para o professor Márcio. “Dia 29 de novembro de 2016 foi o dia que calou uma nação inteira, o dia em que um acontecido nos mostrou o quão frágil é a vida. A medicina Unochapecó está em luto pela perda desses profissionais que tão bem faziam para a cidade e também para o país. Mas hoje em especial a AAAMD gostaria de fazer uma homenagem ao doutor Marcio Bestene Koury, nosso professor, nosso amigo. É com o mais profundo pesar que escrevemos essa mensagem, pois o sentimento de impotência perante o acontecido é imensurável. Nosso baixinho não vai mais sorrir durante as aulas, mas tenham certeza que lá de cima ele está sorrindo, nos vendo levar adiante o seu legado e seu aprendizado. A AAAMD deseja forças a toda a família e amigos e deseja que saibam que o legado do doutor Marcio jamais terminará aqui”.

 

*Estagiário, sob orientação de Greici Audibert.
COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image