Professora compartilha experiência de intercâmbio nos EUA

Cultura

Estudantes do curso de Letras da Unochapecó participaram de um momento de muito conhecimento no dia 14 de abril. Eles conheceram as experiências de intercâmbio adquiridas pela professora Alana Capitanio, docente do curso e da Rede Pública de Educação Básica. Ciência, cultura e educação estiveram juntas nessa atividade de socialização, realizada por meio da disciplina de Introdução ao Curso.

Para os estudantes de Letras, essa foi uma possibilidade de reconhecer a importância dos intercâmbios para o aprimoramento das práticas docentes. No encontro, a professora mostrou as metodologias com as quais teve contato no curso intensivo de seis semanas na Universidade do Texas, em Austin. O intercâmbio foi realizado com bolsa de estudos concedida pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e a Comissão Fulbright.  Foram 479 bolsas de estudo  disponibilizadas no país, 17 para Santa Catarina, selecionadas por meio da prova de proficiência (TOEFL).

“O meu grupo, juntamente com mais 20 professores dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, frequentou a Universidade do Texas em Austin, considerada a nona melhor universidade pública dos Estados Unidos. O programa oferecido pela universidade tinha como foco o aperfeiçoamento das habilidades linguísticas em língua inglesa e principalmente o estudo de metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem de línguas", comenta a professora. Além disso, ela participou de palestras e workshops com professores da área de linguística e ensino de línguas, visitou escolas de ensino básico, teve aulas de cultura americana e realizou viagens culturais.

letras"O programa consolida-se como uma forma de aperfeiçoamento profissional e de valorização do professor da educação básica. Muitos de meus colegas do programa tiveram sua primeira oportunidade de viajar para um país de língua inglesa. Também é importante salientar que os professores que participaram do PDPI são multiplicadores do conhecimento aprendido, visto que compartilham a experiência com colegas, estudantes e interessados na aprendizagem e ensino de línguas”, explica a professora Alana.

O PDPI tem como objetivos fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, fortalecendo ainda o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula. Esses horizontes vão ao encontro dos propósitos do curso de Letras da Unochapecó que, em sua perspectiva de formação de professores, coloca o processo criativo como ferramenta indispensável para novos alcances à educação no Brasil.

Com o prestígio e reconhecimento mundial que a Fulbright possui, ser um Fulbrighter é fazer parte de uma rede de profissionais engajados na transformação do mundo e dispostos a multiplicar e compartilhar o conhecimento adquirido em suas experiências para promoção da educação, ciência e cultura. Além da proficiência em língua inglesa, um dos requisitos para a obtenção do benefício é ter vínculo efetivo com a Rede Pública da Educação Básica, critério que estimula os estudantes da licenciatura em Letras a perceberem as ações de valorização da sua área de atuação.

Universidade
Letras