Professora da Uno participa de encontro de pesquisa em saúde na Suécia

Durante os dias 25 e 27 de agosto, a professora e pesquisadora do curso de Enfermagem e dos mestrados em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e em Ciências da Saúde da Unochapecó, Maria Elisabeth Kleba, esteve em Malmö, na Suécia, participando do 7º encontro anual da Rede Internacional Colaborativa para a Pesquisa Participativa em Saúde (International Collaboration for Participatory Health Research – ICPHR). Neste ano, o foco do encontro foi aprofundar a compreensão sobre as contribuições da pesquisa participativa na produção de impactos mais favoráveis tanto à melhoria das condições de vida, quanto ao desenvolvimento sustentável.

O evento contou com a participação de pesquisadores da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Irã, Irlanda, México, Nova Zelândia, Portugal e Suécia. Foram debatidos temas como ética, formação, empoderamento, avaliação e impacto na pesquisa participativa. Além dos debates, o encontro possibilitou aos pesquisadores planejar estratégias de trabalho em rede no desenvolvimento de pesquisas nas áreas da saúde da criança e do adolescente, envelhecimento, doenças crônicas, jogos digitais, entre outros.

unoPara a professora Maria Elisabeth, que coordenou um grupo de trabalho sobre empoderamento e pesquisa participativa em saúde no encontro, participar de eventos dessa natureza é um grande desafio. “Não apenas porque o processo de comunicação envolve diferentes línguas, mas também porque a produção de conhecimento compartilhada, proposta pela ICPHR, requer reconhecimento de diferentes realidades, produzidos e significados em contextos diversos”. Ela destaca que foi possível fortalecer aproximações com professores de outros países, com vistas à construção de projetos multicêntricos de pesquisa e produção científica.

Na oportunidade, a professora também apresentou o trabalho "Construindo rodas de diálogos em pesquisa ação participativa: uma experiência no Brasil", no qual é relatado os quatro encontros realizados no último ano, em São Paulo e Rio de Janeiro, que reuniram em torno de quinze universidades para debater, trocar experiências e construir trabalho conjunto. “Além disso, a participação no encontro contribuiu para qualificação das práticas de ensino, pesquisa, extensão e de produção do conhecimento, a partir do reconhecimento de experiências inspiradoras e bem sucedidas em outros países”, sublinha.

Exemplo Suéco

Maria explica que a Universidade anfitriã do evento em Malmö, vem desenvolvendo parcerias importantes com o poder público e a sociedade local na perspectiva de produzir conhecimentos que apoiem a tomada de decisão buscando o desenvolvimento sustentável. “Na abertura do evento, o reitor da Universidade de Malmö salientou o papel da pesquisa participativa como estratégia que potencializa a inovação, uma vez que favorece maior confiança e credibilidade dos usuários, políticos e financiadores”. Ela conta, ainda, que Malmö tem aproximadamente 300 mil habitantes e está desenvolvendo projetos de reurbanização, com o objetivo de aliar uso eficiente de recursos naturais, baixo consumo de energia, maior integração entre moradia e local de trabalho e melhorias na paisagem.

Suécia
Pesquisa participativa em saúde