Professora de Biblioteconomia da Uno é a nova diretora da região Oeste da ACB

Aproximar o estudante do mercado e de profissionais renomados, é fundamental para a formação acadêmica. No curso de Biblioteconomia da Unochapecó essa prática é constante, e agora ganha mais força. Isso pois a coordenadora do curso, professora Jéssica Bedin, é a nova diretora da região Oeste da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) para a gestão 2021/2023.

"Com isso, ganhamos força também para movimentar os profissionais, as pessoas que trabalham nas bibliotecas em todas as regiões do estado, pois, por muito tempo, isso ficou concentrado em Florianópolis. E agora, com a vinda do curso pra cá, e com a formação de pessoas na região, tudo isso foi potencializado, para que a gente possa dar mais visibilidade e movimentar a área aqui também", ressalta.

De acordo com Jéssica, estar nesse cargo na ACB, para o curso, é importante, pensando na aproximação com o movimento associativo e com as entidades de classe. "Também, para que a gente possa conhecer nossa realidade e saber quais são as demandas, para que possamos, cada vez mais, formar profissionais com um perfil alinhado com o que a sociedade necessita. Sempre que temos essa oportunidade de aproximar a Universidade dos movimentos associativos, só temos a ganhar, pensando nos estudantes, e na sociedade como um todo. Quanto mais tivermos relações próximas com todos esses atores, é melhor para que a gente possa concretizar a missão do profissional de biblioteconomia atuando na comunidade", destaca a professora.

Uma das primeiras ações realizadas pela associação na nova gestão, segundo Jéssica, foi conhecer e buscar o contato de profissionais da região, buscando conhecer a realidade da região, e formar uma rede de contatos. Assim será possível realizar capacitações de acordo com as principais necessidades levantadas. Uma das ações pensadas para o próximo semestre é uma conversa, para que essas pessoas possam se conhecer, trocar experiências, saber onde cada uma atua, estreitando, assim, os laços entre os profissionais do Oeste. Momentos

"Além desse momento, a ideia é que a gente consiga dar visibilidade para as ações desenvolvidas aqui. Pensamos em desenvolver bate-papos com profissionais que atuam há muitos anos, para que a gente tenha registrado essas informações tão valiosas de pessoas que vêm contribuindo nessa luta por informação e cultura. A ideia é promover uma conexão entre as bibliotecas, as pessoas e o curso, para que a gente possa conhecer, desenvolver ações e gerar benefícios para a sociedade", finaliza a professora

Biblioteconomia
Acb