Professora de Fisioterapia da Uno realiza capacitação em Recife

Texto Ícaro Colella*

Os cursos e professores precisam sempre estar por dentro do que há de mais atual nas suas áreas. Muitas vezes, para que isso aconteça, é necessário conhecer de perto a realidade de procedimentos e tecnologias que são usados lá fora. Com o objetivo de trazer novidades para a sala de aula, a professora do curso de Fisioterapia da Unochapecó, Aline Martinelli Piccinini, esteve em Recife, Pernambuco, para realizar uma capacitação sobre fisioterapia ocular, intitulada 'Transtornos de Vergência e Acomodação: avaliação e tratamento', no período de 13 à 19 de julho.

Na semana que esteve lá, Aline conheceu o serviço de reabilitação do Hospital Santa Luzia, que é referência nesse tipo de tratamento. Há 21 anos, o hospital investe em tecnologia e qualificação dos profissionais para melhorar o atendimento e os resultados. Segundo a professora, o Santa Luzia contempla tudo o que é necessário para cuidar da saúde dos olhos.

Aline foi acompanhada pela fisioterapeuta Ângela Dias nos três serviços

Além dessa visita, Aline também realizou um acompanhamento no ambulatório do Centro Oftalmológico de Pernambuco (COPE). Ela continuou a visitação nos centros de referência no Instituto de Olhos Clóvis Paiva, local onde participou de uma palestra sobre neurite óptica. Nos três serviços a professora acompanhou e avaliou pacientes junto com a fisioterapeuta Ângela Dias.

Para Aline, experiências como essas enriquecem o conhecimento do professor, o que reflete em sala de aula. Na área da fisioterapia oftálmica é fundamental ampliar o conhecimento e trazer novas formas e procedimentos para os estudantes, o que melhora, também, os atendimentos prestados à comunidade. "O objetivo é ensinar aos acadêmicos o que tem de atual e inovador na fisioterapia e trazer as possibilidades de trabalho futuro nas diversas áreas da fisioterapia neurofuncional", comenta.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Unochapeco; fisioterapia; capacitacao; recife