Professora de Fisioterapia participa do VI Congresso de Cirurgia em Brasília

Texto Ícaro Colella*

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Unochapecó conta com uma ampla estrutura para atender as mais diversas demandas. Com a preocupação de atualização dos serviços prestados na Instituição, a professora do curso de Fisioterapia da Unochapecó, Aline Martinelli Piccinini, esteve neste fim de semana presente no VI Congresso Brasileiro de Cirurgia do Sistema Nervoso Periférico, em Brasília.

O congresso aconteceu no Hospital Sarah, referência internacional que pauta o atendimento relacionado a reabilitação de patologias neurológicas e ortopédicas, atendendo, principalmente, aqueles com lesão medular e cerebral, alterações decorrentes de perdas cognitivas progressivas. Para Aline, chegar em um ambiente como este e identificar que na Unochapecó os atendimentos compõe as mesmas tecnologias e métodos é muito gratificante. "Foi um momento que comprova que estamos no caminho certo, aqui na Unochapecó realizamos muitas vezes atendimentos com procedimentos tão avançados quanto os feitos no Sarah".

Guia de orientação usado na Clínica-Escola da Uno

Durante o evento, a professora também teve a oportunidade de apresentar aos participantes um guia de orientação para familiares, pacientes e profissionais da saúde, criado a partir de um projeto de extensão da Universidade. O conteúdo explica como fazer algumas atividades em casa e melhorar o processo de recuperação do paciente, para que o trabalho que é realizado na clínica, duas vezes por semana, seja ainda mais aproveitado e processo de reabilitação tenha êxito. "O guia é um passo a passo do sistema nervoso periférico, e serve como um instrumento de auxílio da reabilitação dos pacientes, para que eles possam fazer os exercícios de casa", comenta.

Depois da visita, foram abertas portas para que os estudantes conheçam mais essa área da fisioterapia, que segundo a professora, tem poucos profissionais capacitados no mercado. "Lá realizamos alguns contatos, para que possamos formar os estudantes e encaminhar para que eles possam realizar os atendimentos fora, conhecer outras realidades e adquirir ainda mais conhecimento".

Compartilhar com os médicos e profissionais da saúde presentes no evento o guia realizado na Unochapecó pela professora Aline, é comprovar que dentro da Instituição os serviços prestados à população são de boa qualidade, e não só isso, a busca por inovação, através de pesquisas, fazem-os melhorar a cada dia.

*Estagiários sob supervisão de Gabriel Kreutz

Professora