Minha Uno
Menu Busca

Professora de Odontologia e empresa incubada na Unochapecó lançam obras

Educação

Texto Gabriel Kreutz*


Além de ser uma das realizadoras da Feira do Livro Chapecó, a Unochapecó está ligada, também, com o lançamento de algumas obras durante o evento. Dois deles ocorreram na última quarta-feira (19/09). O primeiro lançamento foi do livro 'Rainha Leona - A Origem' de autoria de Marina Cavalli, uma das proprietárias da empresa 'Reino Bambini', incubada na Inctech. O segundo foi a reedição do livro 'Viagem ao consultório do dentista' de autoria da professora do curso de Odontologia da Universidade, Bianca Fiorentin Moura.

O livro da professora Bianca surgiu da sua dissertação de mestrado

A ideia da professora surgiu há cinco anos, durante a sua dissertação de mestrado. Com um livro, a intenção era buscar todas as informações sobre quais eram os equipamentos que traziam receio aos pacientes no consultório odontológico e usar isso para preparar as crianças para esse ambiente.

"Assim foi construído o livro, e depois ele foi testado. Antes de entrar no consultório, na sala de espera, as crianças apontavam como estavam se sentindo, através de uma escala de faces. Depois elas iam para uma sala individual, onde tinham acesso a esse livro, que era lido pelo responsável que tinha trazido elas. Depois disso elas voltavam para a sala de espera e apontavam novamente como estavam se sentindo após a leitura do livro. Tivemos uma resposta surpreendente, que após a leitura, quase todas as crianças diminuíram a ansiedade antes de entrar no consultório", conta Bianca.

Depois de ter gerado um artigo, a pesquisa da professora ficou adormecida e os exemplares que ela mesmo havia bancado, foram distribuídos na região. Porém, após a divulgação da ideia dela, em abril deste ano, o livro passou a ganhar mais visibilidade, e uma editora entrou em contato com Bianca para uma reedição da obra. "O livro foi reeditado com novos personagens, mas manteve o mesmo texto. A intenção agora é que ele alcance todo o país, pois antes, quando eu mesma fiz o livro e banquei tudo, não tinha tanto acesso à venda. Hoje com a editora, é possível que mais pessoas consigam se preparar de maneira correta para ir ao dentista".

 

Interatividade 

Uma das maiores causas de ansiedade e medo em ir ao dentista pelas crianças é justamente o barulho dos aparelhos odontológicos. Na pesquisa realizada pela professora foi descoberto que, além dos barulhos das canetas de alta e baixa rotação, que são os mais conhecidos, as crianças citaram outros sons que causavam medo, como o barulho do sugador e o som da seringa tríplice. 

Bianca explica que, como a obra buscava justamente acabar com o medo de ir ao dentista, um desafio foi incluir os sons em uma história escrita.

"Criamos um QRCode no livro, que quando a criança for fotografar ele, automaticamente vai para uma página no youtube, que mostra uma historinha bem curta, que é falada e é apresentado os barulhos do sugador, da seringa tríplice e das canetas de alta e baixa rotação. Acredito que se a criança ouvir esses barulhos antes de ir ao dentista e lembrar que no livro disse que a caneta fez barulho e esse barulho fez cócegas nos dentes, por exemplo, ela não vai associar com algo ruim", destaca.

Mais do que mostrar para as crianças que a ida ao dentista é algo bom, e não é preciso ter medo, a obra também busca orientar os pais sobre o que falar antes de ir ao consultório. "Eu percebia que muitas vezes os pais tentavam preparar as crianças para as consultas, mas faziam de uma forma errada, muitas vezes colocando experiências negativas pessoais nessa conduta de preparo. Por isso, o livro contém uma página de recomendação aos responsáveis, sobre o que falar na ida ao consultório", completa.

 

A origem de Leona

 As irmãs Cassia e Marina, da Reino Bambini, lançaram a segunda obra da empresa

Na última edição da Feira do Livro, as proprietárias da empresa Reino Bambini lançaram a primeira obra, A Jornada de Leona. Nela, a personagem principal, a Rainha Leona, que é metade menina, metade leão, saiu de seu reino, em uma caminhada para descobrir onde se escondia a felicidade. Após o sucesso do livro, começaram a surgir questionamentos à autora, para saber como a personagem havia nascido. Assim, um ano depois, elas lançaram a segunda obra: 'Rainha Leona - A Origem'.

"Nós do Reino Bambini acreditamos que todo mundo tem uma vocação, um propósito. A principal mensagem do livro é: encontre sua natureza. Junto com a Leona, eu convido as pessoas a entrarem dentro delas e procurarem o que há de mais precioso, qual é a natureza de cada um. Na história, a personagem principal percorre 10 reinos, e em cada um deles ela aprende uma mensagem para que, no fim, aceite sua natureza única, que é ser rainha", conta a autora, Marina Cavalli.

No lançamento do livro, também foi apresentado um single inédito da Rainha Leona, composto e interpretado pela cantora Camila Dalmagro. Para Marina, os dois livros são a essência da empresa. "Estas obras são o coração do Reino Bambini, tudo que a gente acredita e prega, toda a nossa história de vida inclusive, estão presentes nos livros", finaliza.

 

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Rainha leona a origem
Odontologia
Livros
Lancamento
Inctech
Feira do livro
A viagem ao consultoria do dentista

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image