Professores da EEB Tancredo Neves participam de capacitação na Unochapecó

Na tarde de segunda-feira (18), cerca de 70 professores da Escola Estadual de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves participaram do ‘I Encontro de Pesquisa e Formação do Projeto: Educação, Cidadania e Sustentabilidade: O bem viver como proposta emancipadora na reorganização de currículos escolares na EEB Tancredo de Almeida Neves’. A capacitação aconteceu no Plenário do Bloco G, na Unochapecó, e contou, também, com a participação de docentes e acadêmicos da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito.

A pesquisa vem sendo realizada desde 2017, e sua intenção é promover ações que visam direcionar novas culturas de aprendizado, inserindo a proposta dos ‘saberes necessários’: aprender a conhecer, a ser, fazer e conviver. O projeto político pedagógico, ainda, colabora com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); em especial o que ocupa a quarta posição, que propõe uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade como instrumento de empoderamento e emancipação social.

“Essa aproximação entre escola e Universidade já está consolidada, num caminho de duas vias. Pois, inúmeras são as atividades organizadas em conjunto a fim de fortalecer o diálogo, ações coletivas e estudos específicos, voltados para a pedagogia da terra, com a finalidade de propor a reorganização dos currículos escolares, no âmbito da EEB Tancredo de Almeida Neves”, conta Franciely Valentin da Silva, técnica do Observatório de Políticas Públicas Descolonizadoras para a América Latina.

Observatório de Políticas Públicas

Fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio do  Edital 006/2017, o Observatório iniciou suas atividades no ano de 2019. Desde então, promove e articula atividades como congressos nacionais e internacionais, seminários, aulas abertas e interdisciplinares e pesquisas científicas que promovem a articulação entre o ensino, extensão e a inovação. Atua em parceria com grupos de pesquisa vinculados ao PPGD da Unochapecó e programas de pós-graduação nacionais e internacionais.

Franciely conta que atualmente o Observatório está a desenvolver um projeto chamado de ‘Agenda 2030: Experiências da Colaboração Interinstitucional de Pesquisas e Observatórios para Subsidiar Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável’, com fomento pelo Edital de Chamada Pública Fapesc nº 15/2021, que busca fortalecer as pesquisas para socialização da Agenda 2030 da ONU como instrumento orientador para o desenvolvimento sustentável;

O objetivo central do local é realizar a construção de um projeto ‘jurídico-político-comunitário’ descolonizador; abordando o ser, saber e poder da realidade histórica latino-americana. Além disso, pretende promover o desenvolvimento para uma sociedade mais justa e democrática, numa perspectiva intercultural e plural, promovendo investigações, estudos, análises de dados, para efetivar demandas da comunidade.

Observatorio
Laboratorio