Menu Busca

Professores da Uno publicam artigo em importante revista internacional

Texto Jessica De Marco*

Uma das principais revistas científicas do mundo sobre desenvolvimento sustentável publicou um artigo produzido por professores da Unochapecó. O trabalho, intitulado 'Sustainability and innovation in the Brazilian supply chain of green plastic', está disponível na revista Journal of Cleaner Production. O periódico é classificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com nível máximo de qualidade.

O artigo é assinado pelos professores Giana de Vargas Mores (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó), Rodrigo Barichello (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó), Caroline Pauletto Spanhol Finocchio (Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Eugênio Ávila Pedrozo (Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O trabalho está disponível gratuitamente para acesso até 16 de fevereiro.

O estudo dos professores analisou o processo de inovação na cadeia produtiva do plástico verde, que substitui um recurso não renovável (nafta) por um renovável (etanol da cana-de-açúcar), por meio da discussão da cadeia de suprimentos sustentáveis. Um estudo de caso em profundidade foi conduzido com uma empresa petroquímica brasileira, incluindo entrevistas com agentes da cadeia produtiva. Os resultados mostraram que as colaborações entre a organização focal e outros agentes da cadeia são importantes para o desenvolvimento de produtos. A organização focal criou muitas iniciativas dentro do setor, tais como programas de certificação e selo de qualidade, para apoiar a produção do plástico verde e reduzir o impacto social e ambiental ao longo da cadeia produtiva.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Sustentabilidade
Qualis a1
Publicacao internacional