Minha Uno
Menu Busca

Professores e empresa parceira da Uno foram reconhecidos na 8ª edição do evento

Inovação

Pelo segundo ano a Unochapecó é reconhecida com o Prêmio Inovação Catarinense – Caspar Erich Stemmer, realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), do Governo Estadual. A instituição fez parte do grupo de 32 personalidades, empresas e instituições que disputaram os primeiros lugares em 11 categorias e participaram da cerimônia on-line de premiação que aconteceu no dia 27 de abril.

A Unochapecó conquistou o 3º lugar em duas categorias. Como Agente de Inovação, representada pelo professor e reitor Claudio Jacoski e como Professor Inovador, com o diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó, Rodrigo Barichello. As duas categorias analisaram os trabalhos e ações desenvolvidas pelos professores e equipes que tenham colaborado para a conversão do conhecimento em inovação, gerando impacto na sociedade catarinense e também pelo Programa ‘StartMais’ que contribuiu com a formação de jovens inovadores a partir de ações educativas. Nós nos orgulhamos muito pois este Prêmio coloca a nossa Instituição em um patamar diferente. Essa é uma premiação coletiva, que envolve professores, técnicos-administrativos da universidade e claro a região Oeste como um todo”, explica Jacoski.

A Kemia conquistou o 1º lugar na categoria 
Inovação de Impacto Socioambiental

O grande destaque ficou para a empresa Kemia, que conquistou o 1º lugar na premiação na categoria Inovação de Impacto Socioambiental. Parceira da Unochapecó e uma das residentes do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, a Kemia surgiu da união de vários profissionais da área da engenharia com o objetivo de apresentar soluções para o tratamento de efluentes, esgotos e chorume, para empresas de diferentes áreas.

A proposta de atuação da Kemia surgiu durante as pesquisas do Mestrado na Unochapecó, realizada por um dos sócios da empresa. Há 5 anos no mercado, a empresa já apresenta excelentes resultados e conquista ainda mais espaço nessa área. “A Kemia surgiu a partir da pesquisa e da inovação. Por isso, o apoio da Unochapecó, assim como de outras instituições e empresas, foram fundamentais para o nosso desenvolvimento e crescimento. Para nós, esse prêmio é um grande incentivo, que abre novos caminhos para que possamos trabalhar e encontrar as soluções para cada empresa e região”, explica Ricardo Leidens, sócio da Kemia.

Sobre o Prêmio Stemmer

O Prêmio Inovação Catarinense, criado em 2008 pela Lei nº14.328 (Lei Catarinense de Inovação), homenageia o Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. 

Esta é a segunda vez que a Unochapecó sai vencedora do Prêmio Stemmer. A primeira aconteceu em 2020, quando a premiação rendeu à Uno o 3º lugar na categoria ICT Inovadora (Instituições de Ensino e Tecnologia).

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Inovacao
Educação

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image