Professores holandeses debatem sobre diferenças culturais

Texto Juliane Bee*

No mês de abril, a Unochapecó promoveu um intercâmbio cultural entre os estudantes de pós-graduação em Educação e Ciências da Saúde e dois professores da Holanda. A convite da professora do curso de Enfermagem, Maria Elisabeth Kleba, os pesquisadores da HAN University of Applied Sciences, Cyrilla van der Donk e Bas van Lanen, conduziram uma palestra sobre as diferenças no sistema de saúde do Brasil e daquele país.

Segundo Maria Elisabeth, os holandeses atuam como pesquisadores nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, e estavam interessados em conhecer esses serviços no Brasil. O objetivo também era compreender a forma como é organizada a assistência à população. Durante a estadia em Chapecó, além da Universidade, os professores puderam visitar o Centro de Referência em Especialidades da Assistência Social (Creas), o Centro de Saúde da Família e o Programa Viver.

A professora Maria Elisabeth conta que o primeiro contato dela com Cyrilla e Bas foi em 2014, quando começaram um processo de reconhecimento de potenciais para construir projetos em parceria. "Atualmente estamos produzindo a versão brasileira do livro 'Pesquisa Integrada à Prática nas Áreas da Assistência Social e da Saúde', que já está em sua terceira edição na Holanda".

gg

O livro traz uma proposta didática de pesquisa, que visa contribuir para transformações e melhorias da prática profissional. "O livro será um importante recurso para o ensino, pois fornece subsídios para o pensamento e planejamento estratégico, instrumentalizando os estudantes na aprendizagem do fazer pesquisa aplicada". Segundo a professora, a visita foi muito produtiva, pois além de conhecer a cultura do país, a palestra foi uma oportunidade de estabelecer contatos para futuros intercâmbios.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
Intercâmbio cultura