Professores se preparam para os desafios de 2018

Texto Juliane Bee*

Além dos conhecimentos técnicos da disciplina, muitas vezes o professor ensina lições de vida. Para que isso ocorra, é necessário que seja construída uma relação de respeito e cumplicidade entre ele e seus alunos. Estar sempre em processo de renovação, seja de seu repertório cultural, pedagógico ou metodológico, é o primeiro passo para estabelecer essa ligação. Pensando nisso, na última semana, os professores da Unochapecó passaram por uma capacitação profissional. Foram quatro dias de aprendizado e preparação para discutir os desafios de 2018.

A professora Aparecida do Carmo Frigeri Berchior, doutora e mestre em Letras pela Unesp, com 21 anos de experiência em docência no ensino superior e mais de 16 anos na gestão acadêmica, conduziu o encontro. Projetos pedagógicos dos cursos e as matrizes de competência estavam entre os principais assuntos discutidos. Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, a atividade integra as ações previstas no projeto institucional de Qualidade Acadêmica. O programa tem como objetivo principal melhorar o Índice Geral de Cursos (IGC) da Unochapecó, além de implementar índices de autoavaliação, aprimorar e criar novos canais de comunicação entre a gestão, os cursos e os estudantes, e otimizar a utilização da infraestrutura existente no campus através do compartilhamento de espaços.

Também foram abordados temas como as legislações no ensino superior, as funções, o perfil e as atribuições dos coordenadores de curso, o planejamento e execução das disciplinas, e a avaliação baseada em competências e habilidades. A capacitação de 32 horas foi dividida em três momentos, específicos para diretores acadêmicos, coordenadores de curso, membros dos Núcleos Docentes de Estruturantes (NDE's) e demais docentes da Instituição. "Queremos atingir um estado de excelência no ensino e, para isso, faz-se necessário o desenvolvimento e aprimoramento constante do nosso já conceituado quadro docente", acrescenta a pró-reitora.

Para a professora Arlene Renk, que participou do encontro, a didática da professora Aparecida foi um dos diferenciais da atividade. Seu entusiasmo conseguiu cativar o público. "Nós, que somos de casa, temos um olhar interno a respeito de diversas questões, então quando uma pessoa de fora nos orienta e apresenta outros métodos, é possível refletir sobre nossas atitudes e a melhor forma de renovar nosso repertório", afirma.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Qualidade academica
Capacitacao profissional