Programa Facelera oferece aos estudantes da Unochapecó a experiência de mercado

Mercado

O contato com o mercado de trabalho e um ensino que alie teoria com a prática são diferenciais para qualquer profissão. Além disso, poder contar com um time de facilitadores, mentores e equipe técnica para desenvolver uma atividade inovadora oferece um desenvolvimento complementar à graduação. Esse é o objetivo do Programa de Educação Corporativa para Aceleração Profissional (Facelera), do qual os cursos de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos da Unochapecó participam. Neste sábado (12/12), das 08h às 12h, acontecerão as apresentações finais do projeto, de forma online. Os vencedores serão conhecidos na próxima semana.

Alinhados com os propósitos da Unochapecó e com apoio das coordenações dos cursos, o Facelera aborda temas voltados à inovação, gestão estratégica, trabalho em equipe e negociação. “A ideia é eles nos ensinarem sobre um tema como se estivessem vendendo uma proposta para o gestor ou gestores deles, vivenciando o que eles poderão encarar quando estiverem no mercado de trabalho”, explica o coordenador do projeto, Gustavo Lopes Colpani, que é professor dos cursos de  Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação (PPGTI) da Unochapecó.

Ao todo, são 10 temas propostos aos estudantes, divididos para duplas, ambos realizados mediante sorteio.

“Nós buscamos construir uma relação entre as necessidades da graduação e do mercado de trabalho, para que possamos oferecer às empresas um profissional mais preparado. Os mentores deste projeto são Francisco Sérgio Ruiz, com experiência no setor de indústrias químicas, e Hélio Neves Guerra, que é economista e administrador de empresas. Eles tiveram a ideia de trazer o projeto para Chapecó e criar esta ponte entre os gestores e os estudantes”, acrescenta o professor.

Para Letícia Bavaresco Cima, estudante do 4º período de Engenharia Química, participar do Programa é uma experiência fantástica, pois proporciona momentos e oportunidades muito diferentes do que aquelas que estão acostumados a ver dentro da graduação.

“Costumo dizer que estamos saindo da nossa ‘caixinha’ e investindo o nosso tempo em algo que proporciona uma evolução muito grande em um curto período de tempo. E, analisando todas as apresentações, eu consigo ver muita diferença entre elas, porque estou evoluindo bastante dentro deste projeto e conseguindo aplicar esses aprendizados na minha vida pessoal e acadêmica”.

Etapas Facelera

Entre os anos de 2010 e 2013, o Facelera ocorreu de forma presencial na Unochapecó, porém, na época, era chamado de Educcare. Agora, com o contexto de pandemia, o projeto foi retomado de forma remota. Os estudantes participantes são assessorados por uma equipe de gestores que possuem grande experiência nas áreas.

Depois do sorteio dos temas e das duplas, eles começaram a receber orientações de seus facilitadores. Esta orientação serve para que, uma vez por mês, os acadêmicos realizem uma apresentação, em formato de vídeo, para todos os seus colegas, facilitadores, mentores e equipe técnica, além de convidados (empresários, educadores). Neste ambiente, os participantes votam em cada um dos vídeos, aplicando conceitos conforme critérios estabelecidos entre os organizadores. A cada apresentação é feita uma média das notas das explanações que ocorreram até o momento, estruturando, assim, um ranking.

Após o encontro, os acadêmicos que atingirem as três maiores médias de notas entre as apresentações mensais receberão um tablet como premiação. Além disso, a Kemia Tratamento de Efluentes irá disponibilizar uma vaga de estágio com seleção somente entre os participantes do projeto.

“Estou muito ansiosa para a apresentação final e acredito que será um momento maravilhoso em que vamos aprender muitas coisas e seremos surpreendidos mais uma vez. Por outro lado, estou triste em encerrar o projeto, pois  vou sentir muita falta desses momentos”, finaliza Letícia.

As apresentações finais podem ser acompanhadas aqui.

Inovacao
Facelera
Curso de engenharia quimica
Curso de engenharia de alimentos