Projeto busca conscientizar escolas sobre a conservação da água

Texto Juliane Bee*

A exploração dos recursos naturais reflete diretamente na quantidade e, principalmente, na qualidade da água. Buscando entender a importância das águas superficiais e subterrâneas da região, assim como seu uso, o curso de Ciências Biológicas e o Mestrado em Ciências Ambientais da Unochapecó contam agora com o projeto 'As águas de Chapecó: educação ambiental e qualidade das águas subterrâneas'. Além de informar sobre a situação dos afluentes, o programa também atua como formador de agentes de educação ambiental, por meio de ações em escolas do município.

O projeto debate a qualidade da água que bebemos. Isso acontece através de análise da concentração dos metais e dos herbicidas em águas superficiais da região e poços tubulares do município. Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Eliara Müller, as escolas participantes recebem as palestras e oficinas, e depois desenvolvem atividades para que esse conhecimento chegue até as demais turmas e seus familiares, ou seja, agindo como multiplicadores de educação ambiental.

"São inúmeras possibilidades para transmitir o conhecimento, como uma feira de ciências com o tema água ou até mesmo um concurso de fotografia com essa temática", explica. A primeira etapa do projeto começa já na terça-feira (08/08), com a apresentação dos dados de pesquisas realizadas por professores e estudantes do Mestrado em Ciências Ambientais. Na oportunidade, também haverá uma palestra sobre a água como elemento de integração, com foco nos Aquíferos Serra Geral e Guarani.

Uma das ações previstas são oficinas desenvolvidas no formato do projeto 'Biologia na praça', que será realizado em quatro edições (29/08, 05/09, 14/09 e 26/09), em áreas verdes próximas às escolas. Estudantes do sexto ano do ensino fundamental podem participar das oficinas: Anfíbios e qualidade da água; Macroinvertebrados e qualidade da água; Rios voadores e o aquífero guarani; Aspectos físicos e químicos da água; Aves aquáticas e Mata ciliar.

No último dia do projeto (31/10), acontece a socialização das atividades dos multiplicadores, onde cada escola vai poder relatar sua vivência com o projeto e a as ações que desenvolveram para a conservação da água. Ao final, um e-book relatará todas as experiências desenvolvidas a partir do projeto "As Águas de Chapecó”.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Qualidade da agua
Preservacao