Projeto da Editora Argos estimula a doação de livros para escolas da região

Texto Ana Vertuoso*

Desde sua criação, há 27 anos, a Editora Argos da Unochapecó publica obras que contribuem para a construção do conhecimento e o desenvolvimento regional. Porém, livros e pesquisas relevantes para a comunidade não são as únicas formas de melhorar a educação, é preciso, também, qualificar professores e escolas. Para auxiliar nesse desafio, a Editora criou o projeto 'Escola + Capacitada', que acontece até 20 de novembro.

A ação teve início no fim de agosto e, de acordo com a responsável pela Argos, professora Rosane Meneghetti Silveira, ela tem o objetivo doar livros publicados pela Editora para as escolas de Chapecó. "Queremos contribuir para a qualificação dos professores de Educação Básica, para a formação de leitores e, consequentemente, para a qualidade do ensino nas escolas públicas".

Rosane explica que existem três opções de doação. A primeira chama-se 'Troco solidário'. Ao consumir nos pontos comerciais parceiros do projeto, é possível doar seu troco, para contribuir na compra das obras que serão doadas. Na Unochapecó, quem está aceitando as contribuições são o Matte, o Hangar e o Café da Galeria Agostinho Duarte. Também existem pontos de coleta no Diretório Central dos Estudante (DCE) e na Livraria Universitária

Estudantes, funcionários e a comunidade em geral ainda pode ajudar por meio da 'Doação voluntária' de livros. Para isso, é preciso comprar um dos títulos disponíveis na Livraria Universitária ou na Loja Virtual da Argos e selecionar a opção de 'retirar no local'. Na parte do complemento do endereço de entrega, também é necessário informar que a obra será uma doação para a Escola + Capacitada.

A outra opção disponível é a 'Doação interna', que permite aos funcionários da Unochapecó colaborem com contribuições acima de R$ 20, descontados diretamente da folha de pagamento. Para ajudar dessa forma, é necessário preencher um formulário, que deve ser solicitado pelo email argos@unochapeco.edu.br, e entregue na Editora Argos ou na Livraria Universitária.

*Estagiaria sob supervisão de Gabriel Kreutz

Escola + capacitada