Projeto de extensão da Unochapecó promove a inclusão digital

Texto Tuanny de Paula*

A constante revolução tecnológica nos leva a procurar diferentes maneiras de se atualizar. Para alguns isso ocorre de maneira fácil e com os recursos necessários. Já para outros, o auxílio com materiais e orientação é bem-vindo. Aqui na Unochapecó, os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação desenvolvem uma atividade de extensão com esse objetivo, ajudar as pessoas a se integrarem nesse mundo digital. O projeto Inclusão Digital Comunitária tem como objetivo atuar na transformação social dos indivíduos e contribuir para a formação dos estudantes.

O projeto foi desenvolvido em 2003 e conta com acadêmicos bolsistas e um professor orientador. Segundo o coordenador do curso e do projeto, professor Sandro Silva de Oliveira, as atividades são realizadas em três comunidades aqui da cidade, no Programa Viver, do bairro Quedas do Palmital, no Centro Comunitário Jardim do Lago e na Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiências (FCD). "As atividades acontecem durante o ano todo nos três locais, duas vezes por semana, e atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos que procuram se capacitar para o uso da informática e tecnologia, tanto para a vida profissional quanto pessoal", acrescenta.

hyhyhyAs aulas são planejadas conforme um roteiro estabelecido no projeto, mas sofre adequações para atender as demandas da turma. Durante as aulas são ensinadas noções gerais de como funciona um computador, o seu sistema operacional, como usar o editor de texto, montar planilhas, o que é a internet e seus principais serviços, uso de e-mails e navegação segura. "Também atende as solicitações da turma. Se ela quer, por exemplo, saber sobre costura, é ensinado onde se pode procurar um material de qualidade na rede sobre o assunto", explica Sandro.

Para este ano, as atividades continuam. Novos aprendizados serão repassados à comunidade que participar do projeto.

Faça parte do projeto

Os estudantes que estiverem interessados em participar do projeto Inclusão Digital Comunitária, as inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro, às 14h. O aluno deve estar matriculado no curso de Ciência da Computação ou Sistemas de Informação da Unochapecó, do 1º ao 6º período, e ter disponibilidade para atuar 30 horas semanais, nos turnos matutino e vespertino.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Sistemas da informacao