Projeto de extensão incentiva a leitura para crianças e adolescentes

Texto Tuanny de Paula*

Ao passar pelo corredor do bloco Q, é possível ver uma casinha azul e através das janelas uma sala com castelos, caldeirões, espadas e tantas outras peças que só habitam os filmes ou nosso imaginário. O Projeto de Extensão Literatório é assim, um encontro de imaginários que proporcionam novas ideias e conhecimento.

É na pequena sala ou até mesmo em outros lugares que Harry Potter e Cinderela, dentre tantos outros personagens, ganham vida e disseminam a importância da leitura para crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas.

O projeto acontece na Universidade desde 1999 e, segundo a professora coordenadora Rosa Maria Cominetti, a atividade tem como principal objetivo incentivar a formação de cidadãos leitores e resgatar através da contação de histórias a cultura do nosso país.fefefe

Outro objetivo do projeto é também auxiliar escolas que pretendem organizar seus próprios espaços de leitura. Atualmente, o Literatório conta com seis estudantes bolsistas que realizam atividades lúdicas e de leitura temática para estimular a criatividade.

A estudante de Letras do quinto período, Ruthe Heep, conta que o projeto ajuda os bolsistas a desenvolver a oratória e também a descobrir o mundo além do livro, como filmes, músicas e teatro. “As crianças também aprendem que temos outros meios de ler além dos livros e com isso são instigados a procurar essas formas e descobrir o gosto pelo conhecimento”, comenta ela.

Para visitar o Literatório ou receber a atividade na escola é só enviar um e-mail para literatorio@unochapeco.edu.br ou pelo telefone 3321-8099.

*Estagiária, sob orientação.
Projeto extensão