Projeto Desbravador conecta estudantes na criação de startups

Texto Tuanny de Paula*

Estar atento às novidades tecnológicas e buscar formas criativas de melhorar a qualidade de vida das pessoas é uma característica do mercado tecnológico. Atualmente ele exige determinação e trabalho em equipe para gerar soluções ágeis. Pensando nisso, a Unochapecó promove o Projeto Desbravador, com o objetivo de disseminar novos conhecimentos e plantar o espírito empreendedor em seus acadêmicos. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 de novembro, pelo site da Sympla.

As atividades acontecem entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no Plenário do Bloco R. O evento é uma organização do curso de Administração, da Incubadora Tecnológica (Inctech) e da Rede de Inovação, com o apoio dos cursos de Ciências Contábeis, Economia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Publicidade e Propaganda, Design e Artes Visuais da Universidade. Ao todo são 90 vagas, divididas para cada uma das três áreas que envolvem o evento. Para a área de negócios serão 30 vagas, assim como para as áreas de tecnologia da informação e design.

Serão 40 horas de aprendizado prático para criar startups de sucesso, onde os participantes formam equipes e compartilham suas ideias. O projeto busca promover o desenvolvimento e a cultura do mundo empreendedor, além de estimular as iniciativas para implementação junto à Inctech da Instituição.

Segundo o coordenador adjunto do curso de Administração, professor Rodrigo Barichello, a proposta do evento é conectar estudantes e ideias na criação de startups e fazer com que eles se encontrem em uma verdadeira imersão no mundo dos negócios. “A Universidade, através dessa iniciativa, cumpre seu papel de fomentar a educação empreendedora durante a graduação”.

Três dias de aprendizado

As atividades começam na quinta-feira (30/11), às 19h. Neste dia, os participantes compartilham suas ideias e inspiram outros para se juntarem a seus times. As melhores ideias votadas serão escolhidas para a próxima fase, a de desenvolvimento. Durante a sexta-feira (01/12) e o sábado (02/12), as equipes precisam encontrar um modelo de negócio e criar um produto ou serviço utilizando metodologias de negócios. Durante a realização das atividades haverá mentores para auxiliar em dúvidas.

Na noite de sábado, os times apresentam suas startups e recebem o feedbacks dos jurados. Os melhores projetos serão premiados.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
Startup
Inovacao