Projeto Desbravador reune estudantes para desenvolver ideias inovadoras

Texto Laura Fiori*

Solucionar problemas, desenvolver ideias e estimular o empreendedorismo a partir do tema "Cidades Inteligentes". Esse é o objetivo do Desbravador Uno Startup 2018, que une estudantes dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unochapecó. O evento ocorre entre os dias 16 e 18 de agosto, no plenário do Bloco R.

Os estudantes terão a oportunidade de apresentar problemas relacionados à temática, e a partir disso, formar grupos que desenvolverão o projeto ao longo dos três dias. Além de validar as ideias propostas pelos estudantes, os participantes precisarão pensar na questão do mercado de trabalho e apresentar o projeto para uma banca de avaliadores constituída por possíveis investidores e empresários.

Para auxiliar no desenvolvimento dos projetos, são convidados professores e empreendedores que além da cooperação individual, ministrarão palestras sobre pitch - o discurso de venda que tem o propósito de conseguir investidores para suas ideias - e explicarão mais conceitos orientados e aplicados durante o evento.

O estudante do sexto período do curso de Sistemas de Informação, Anderson de Camargo, participará propondo ideias para uma startup. Para ele, eventos que estimulam o empreendedorismo são extremamente importantes. Pois, segundo ele, a maioria dos estudantes vem para a universidade com o objetivo de aprender sobre tecnologia e colocar o conhecimento dentro de uma empresa apenas como uma pessoa jurídica. "Mas, quando entramos e começamos a ter contato com exemplos como esse, vemos que o mundo é um pouquinho maior, e que podemos fazer coisas diferentes'', conclui.

Integração dos cursos

Um novo modelo para o Desbravador Uno Startup está sendo pensado para o próximo ano. A professora do curso de Administração e uma das organizadoras do evento, Caroline Dallacorte, explica que o projeto pretende unir todas as áreas de graduação da universidade e pensar em atividades diferentes para que toda a instituição possa participar. "Atingir as demais áreas para que todo mundo tenha essa vivência vale muito a pena para o aprendizado dos estudantes", afirma.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Startup