Projeto do curso de Medicina Veterinária ajuda animais abandonados

Texto Tuanny de Paula*

Ao caminhar pelos corredores da Unochapecó ou pelas ruas da cidade é comum perceber cães e gatos abandonados. Os pequenos e grandes bichanos passam dias e noites a procura de um lar aconchegante e seguro para receber amor. Mas eles não estão sozinhos nessa procura. O projeto Guarda Responsável, desenvolvido pelo curso de Medicina Veterinária da Unochapecó em parceria com a ONG Voluntários Amigos dos Bichos tem como principal objetivo promover a conscientização para guarda responsável dos animais.

Segundo a estudante do sétimo período, Danieli Hining Lopes, o projeto surgiu da preocupação dos estudantes do curso com os animais abandonados na Universidade e pelas redondezas. Atendendo a esse pedido, o professor Luís Rangrab desenvolveu a proposta e passaram a colocar em prática. Atualmente, o projeto conta com dois bolsistas e 12 acadêmicos voluntários.

A parceria do curso com a ONG aconteceu em 2016 e desde então diversas atividades são desenvolvidas na Unochapecó, em escolas públicas e privadas e em outros espaços da comunidade. O curso também firmou uma parceria com a prefeitura de Chapecó, para ajudar a vigilância sanitária no controle de zoonoses.

O projeto conta com uma cartilha informativa sobre cuidados com animais domésticos, um questionário sobre guarda responsável, adesivos e pequenas palestras de incentivo para a adoção do bichos. Além disso, as instituições realizam um teatro interativo para crianças de três à dez anos.

A estudante do terceiro período do curso, Heloisa Pozzan Dal Moro, explica que no teatro é mostrado questões do dia a dia, como a importância de uma alimentação, de um abrigo, como educar o animal, de levar ao veterinário entre outras situações para o bem-estar do animal. “A experiência de mostrar para as crianças como cuidar dos animaizinhos é incrível e o mais gratificante é saber que eles levam o que aprendem para fora da escola”, conta.

Esses processos educativos desenvolvidos pelo curso e pelos seus parceiros sobre a guarda responsável de animais domésticos ajudam a melhorar a qualidade de vida humana e também da vida do animal. Adotar e abrigar esses pequenos de quatro patas e amor incondicional é levar para o lar a certeza de estar fazendo o bem.

*Estagiária, sob orientação
Medician veterinaria