Projeto Hackatruck é apresentado para estudantes

Texto Gabriel Kreutz*

Três semanas de imersão no mundo das tecnologias mais avançadas. Essa é a oportunidade que os estudantes dos cursos da área de Tecnologia da Informação da Unochapecó terão em novembro, com a chegada do projeto 'Hackatruck Maker Space', que possibilitará um curso gratuito aos selecionados. Na noite de ontem (05/09), foi realizado o lançamento da atividade, com a participação de estudantes e professores.

Para explicar como vai funcionar e tirar as dúvidas dos participantes, a líder de projeto educacional do Instituto Eldorado, Lucimara de Almeida, fez a apresentação do Hackatruck. ''Neste ano ele está de cara nova. Agora, os participantes vão aprender sobre programação swift, internet das coisas (IoT), computação em nuvem e blockchain em um espaço com mais capacidade dentro do caminhão. Além de conhecer mais, os estudantes poderão realizar a prototipagem das ideias que forem desenvolvidas'', destaca.

Para participar das aulas presenciais, os estudantes terão que realizar antes um curso a distância, que está com inscrições abertas. ''O único pré-requisito é que os participantes façam este curso, que leva cinco semanas. Quem concluir esta etapa já pode se inscrever para as turmas presenciais'', explica Lucimara.

O coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Sandro de Oliveira, destaca que esta é uma grande oportunidade dos estudantes qualificarem o seu currículo. ''Em termos de ganho, os participantes saem muito beneficiados, pois não tem custo nenhum e eles terão uma capacitação com tecnologias de ponta, com grandes players, como a IBM, Apple e Bosh. Isso representará um grande diferencial na carreira deles'', ressalta.

Participaram também estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharias Mecânica, Elétrica, Civil e de Produção. As aulas do curso online iniciam no dia 17 de setembro.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Inovacao