Projeto Hackatruck retorna à Unochapecó em novembro

Inovação

Texto Tuanny de Paula*

O ensino e a aprendizagem vão além da sala de aula. Para qualificar o conhecimento dos estudantes, dos professores e da comunidade, a Unochapecó em parceria com a IBM Brasil receberá novamente o projeto Hackatruck. A carreta, com adesivos coloridos por fora, conta com diversos equipamentos dentro que são utilizados para desenvolver novas tecnologias. Ela ficará estacionada na Unochapecó por três semanas no mês de novembro.

Em 2016, a carreta fez a sua primeira visita na Instituição e proporcionou aos participantes diversas experiências. O representante da IBM Brasil, Luis Flavio da Silva, lembra que a primeira edição do projeto na Uno marcou o Hackatruck de maneira positiva. "Os aplicativos desenvolvidos pelos estudantes tiveram um resultado elevado".

Para este ano, o objetivo é apresentar um espaço maker, ou seja, um ambiente onde os participantes possam criar os seus próprios protótipos. "A ideia é ensinar sobre a Internet das Coisas (IoT), Indústria 4.0, tecnologias ligadas à computação nas nuvens e inteligência artificial. Com tudo isso, será possível pensar em soluções de forma integrada e eficaz", explica Luis.

yryrPara o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Sandro Silva de Oliveira, essa qualificação será um grande diferencial para os estudantes. "Um exemplo disso é a estrutura de impressoras 3D e outros equipamentos de projeto e corte, que permitem o desenvolvimento de protótipos dentro da carreta", comenta.

Sandro ainda explica que a experiência será aberta para os estudantes e egressos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. "Também poderá ser estendido a estudantes de especialização e mestrado, tanto regulares como egressos".

Projeto Hackatruck

Patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, o projeto Hackatruck iniciou sua jornada pelo Brasil em outubro de 2015. Ao longo desse período, o projeto ofereceu capacitação profissional para estudantes de Instituições de ensino superior de Tecnologia da Informação, para Plataforma iOS e ofertou ciclos de palestras.

Até dezembro de 2017, o projeto percorreu 48 mil quilômetros e visitou 29 instituições de ensino. Além disso, já foram desenvolvidos cerca de 357 protótipos de aplicativos por estudantes que participaram da iniciativa.

*Estagiária, sob a orientação de Jessica De Marco
Inovacao