Projeto Musicando está com inscrições abertas até 30 de junho

Texto Tuanny de Paula*

O trabalho em conjunto e a amizade para produzir música, de forma harmoniosa e criativa, é uma das propostas do Projeto Musicando, que está com inscrições abertas até 30 de junho. A iniciativa é uma parceria entre a Unochapecó e a Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Cultura e do Programa Arte Cidadã, que envolve crianças e adolescentes de seis a 13 anos do bairro Efapi. Por meio de aulas de violino, os jovens poderão entrar em contato com uma forma de expressão artística e musical e desenvolver uma identidade cidadã.

As inscrições para participar do projeto podem ser feitas até o dia 30 de junho na Diretoria de Extensão da Universidade, localizada no bloco B. As vagas são limitadas e os pais ou responsáveis interessados poderão realizar a matrícula apresentando seus documentos pessoais e do aluno, além do comprovante de residência. As aulas irão acontecer no bloco C da Uno, a partir do mês de agosto, sempre às sextas-feiras.

Segundo o responsável pelo Musicando, o regente Gustavo Pereira Malfatti, a partir desse projeto, novos músicos serão formados. Para ele, tanto quem participa, quanto suas famílias, passam a ter outro olhar sobre a música instrumental, valorizando os eventos musicais produzidos no município. "A Unochapecó, como instituição comunitária, faz seu papel de transformar a realidade de uma comunidade a partir do acesso ao conhecimento e também através da música", comenta.

Sobre o projeto

O Musicando foi criado em 2010 com o intuito de ensinar crianças de famílias com baixa renda a tocar violino. O  projeto visa o aprendizado da música, oportunizando outra visão de mundo. Inúmeros estudos comprovam que o ensino da música estimula quase todas as áreas cerebrais. Quando aprende a tocar um instrumento musical, o indivíduo desenvolve simultaneamente habilidades físicas, motoras e intelectuais, além de se tornar uma pessoa mais sensível.

Confira os horários das aulas:

4t45t4

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert