Projeto 'UnoVerCidade' vai construir o saber junto com a comunidade

Na última segunda-feira (17), a Unochapecó, através da Diretoria de Extensão, lançou o projeto UnoVerCidade. Ele irá reunir diversos programas e projetos de extensão para construir junto à comunidade conhecimentos de acesso coletivo. O lançamento ocorreu no Centro Comunitário do Loteamento Collato, no bairro Efapi, e contou com a presença de professores e técnico-administrativos da universidade. Lideranças comunitárias também partilharam suas fragilidades e potencialidades referente à vida em comunidade.

unoO projeto ganhou forma com base na demanda das comunidades e no compromisso da Unochapecó com o desenvolvimento regional. A organização inicial foi pensada coletivamente com representantes de vários segmentos da Universidade, como a Diretoria de Extensão, programas de mestrado e da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu. Para saber qual o foco que as atividades devem ter, exercitando qualidades específicas, participaram na elaboração do projeto lideranças comunitárias de seis loteamentos do bairro Efapi, representantes da educação básica, saúde e assistência social do município.

As primeiras atividades do UnoVerCidade vão ocorrer no bairro Efapi e, posteriormente, serão levadas a outras comunidades de Chapecó. A diretora de Extensão, professora Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues, conta que algumas ações já estão previstas para este semestre, como a “formação de lideranças comunitárias, atividades esportivas com crianças, ações de promoção da saúde com núcleos familiares e atendimentos de crianças e adolescentes pelo projeto Um Sorriso para a Vida”. Também está programado para o dia 19 de setembro o “Dia da Família Cidadã”, que contará com a participação de vários programas e projetos de extensão da Unochapecó.

Mais que levar o conhecimento universitário, o UnoVerCidade pretende trabalhar com a comunidade chapecoense na construção coletiva de tempos e espaços voltados à formação cidadã, à qualificação do viver individual e em sociedade.  Conforme Lilian, o projeto vai buscar respostas para as perguntas que surgirem ao longo dos encontros. “É uma aposta no diálogo entre universidade e comunidade, uma aposta em ações coletivas, seja no âmbito do processo de planejamento, execução, avaliação ou redimensionamento das ações”, afirma.

Envolvimento coletivo

A comunidade acadêmica interessada, seja através de ações extensionistas, de pesquisa ou ensino, pode participar das atividades. Os moradores que participaram da etapa do planejamento - denominada de (re)conhecimento da realidade - estarão presentes na execução das atividades. “Uma das marcas do projeto é o protagonismo de todos os envolvidos. Estudantes, professores, técnicos ou representantes das comunidades serão co-responsáveis pela produção de conhecimentos, melhoria da qualidade de vida e formação acadêmica”, ressalta Lilian.

Unovercidade
extensão